Piaget integra formalmente APDSI

Piaget integra formalmente APDSI

O IPiaget passou a ser formalmente associado de uma das maiores associações de sistemas de informação do país, a APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

A APDSI quer ser, e é, “reconhecida pelo seu contributo determinantepara o desenvolvimento de uma sociedade da informação inclusiva, participativa e segura, potenciando um desenvolvimento económico e socialcom impacto na globalidade dos cidadãos”, pode ler-se no site da associação.

Criada em 2001, a associação é uma entidade sem fins lucrativos de utilidade pública, com o estatuto de ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) que mobiliza sócios individuais e coletivos em torno de causas orientadas à transformação digital.

Atualmente, e além do Instituto Piaget, conta com mais 68 sócios coletivos de múltiplos setores de atividade, da tecnologia ao ensino superior, passando pela advocacia, telecomunicações, consultoria e comunicação social, e 364 sócios individuais. Junta igualmente uma rede de mais de 30 parceiros institucionais.

A missão da associação é a de:

  • constituir uma capacidade de intervenção independente e uma plataforma de debate agregadora para o desenvolvimento da sociedade da informação;
  • contribuindo na formulação de políticas públicas;
  • realizando projetos, estudos e pareceres técnicos;
  • criando espaços de debate e colaboração entre os seus associados, instituições públicas parceiras e rede de especialistas;
  • facilitando novas abordagens para os desafios atuais e futuros;
  • e promovendo a inclusão dos cidadãos, das pequenas empresas e do terceiro setor.

Em termos de áreas de intervenção, reparte a sua atividade por uma dezena de campos, entre os quais se incluem a cidadania e inovação social; política digital e governança; inteligência digital; saúde; segurança; governação das TIC; e serviços públicos digitais.