Piaget Fisio Talks debatem peso elevado na infância

Piaget Fisio Talks debatem peso elevado na infância

As Piaget Fisio Talks regressam na próxima quarta-feira, dia 14 de julho, às 21h00, com uma sessão dedicada ao tema “Desenvolvimento motor em crianças de zero a dois anos com peso elevado para a idade”.

Para o debate contamos com três grandes especialistas, todos com experiência na área da fisioterapia e com carreiras académicas consolidadas: Elaine Leonezi Guimarães, Sónia Gonçalves Lopes e Gustavo Desouzart.

Elaine Leonezi Guimarães é professora do Departamento de Fisioterapia Aplicada, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (Brasil). Especialista em Fisioterapia em Neurologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem experiência em intervenção precoce no bebê de risco, prematuridade e peso elevado para a idade na infância. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Intervenção Precoce na UFTM.

Sónia Gonçalves Lopes é docente da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, onde leciona unidades curriculares da área da pediatria, ética e modelos de intervenção em fisioterapia. Tem uma prática profissional de 18 anos como fisioterapeuta junto de crianças, sobretudo crianças com necessidades especiais. Durante seis anos, fez também parte de uma equipa de intervenção precoce, no âmbito do programa “Ser Criança”, em que o trabalho desenvolvido passava sobretudo pelo empoderamento e capacitação dos pais de crianças em risco de desenvolvimento.

Gustavo Desouzart é professor adjunto da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu e da ESALD – Instituto Politécnico de Castelo Branco no curso de Fisioterapia. Trabalhou durante mais de 14 anos na especialidade de neuropediatria e está a fazer um pós-doutoramento em ciências médicas, com o projeto educação postural e treino cognitivo motor. Participou e organizou diversos congressos e conferências a nível nacional e internacional, sendo membro do conselho editorial de 10 revistas internacionais.

A moderação desta talk estará, mais uma vez, a cargo de Luciano Maia, professor da Licenciatura em Fisioterapia no Instituto Piaget de Silves, doutorado em Ciências da Saúde.

As Piaget Fisio Talks são organizadas pelo Grupo de Estudo Fisioterapia com Evidência da Unidade de Investigação KinesioLab e pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.

Esta sessão poderá, como sempre, ser acompanhada ao vivo na nossa rede Facebook. É transmitida também através da plataforma Zoom, com acesso direto ao Q&A e Bate-Papo para troca de impressões com os oradores. Poderás inscrever-te gratuitamente na sessão aqui.