Piaget associa-se aos 100 anos de Edgar Morin

Piaget associa-se aos 100 anos de Edgar Morin

O sociólogo, pensador e humanista francês Edgar Morin completa hoje, 8 de julho, 100 anos. A idade não o tem impedido de continuar a ser um promotor de hipóteses pertinentes para os caminhos da humanidade e que desafiam as fronteiras do conhecimento.

“A humanidade vive uma época de perigos incríveis e, ao mesmo tempo, de possibilidades de ultrapassar as coisas. É por isso que não devemos ser cegos, não devemos ser otimistas de maneira estúpida, mas é preciso estar presente, porque esta é a nossa vida” – as palavras são do próprio Morin em entrevista recente à “France Culture”.

No âmbito das comemorações do seu centenário, o fundador e presidente do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz, foi convidado para participar na conferência “Centenário Edgar Morin: Cinema, Educação e Transdisciplinaridade”, a convite do Professor Pedro Florêncio, realizador e professor de cinema na FCSH-UNL, na ETIC e na Escola Profissional Jean Piaget. Um evento do qual Pedro Florêncio é co-organizador e que decorre entre 8 e 9 de julho, em formato online.   

A intervenção do presidente do Instituto Piaget está marcada para dia 9, às 15h00, numa mesa redonda intitulada “Juventude”, que contará também com as presenças de Jorge Campos, do ISMAI, e Catarina Alves Costa, da Nova FCSH.

A conferência pode ser acompanhada através da plataforma Zoom, clicando aqui, ou via Facebook através do link https://fb.watch/v/4_AcUsFwW/.

Edgar Morin foi um dos convidados do “Encontro de Educação”, realizado há dois anos no Campus de Almada, que encerrou as comemorações do 40º aniversário do Instituto. Na altura foi alvo de uma justa e merecida homenagem, com o descerramento de uma placa à entrada da Aula Magna que passou a ter o seu nome.