Mesa redonda no início de ciclo sobre a igualdade de género

Mesa redonda no início de ciclo sobre a igualdade de género

A Semana da Igualdade de Género promovida pelo Piaget, através da Escola Superior de Educação de Almada, arranca já esta segunda-feira, 8 de março.

“Igualdade de Género: Desafios para o empoderamento feminino” é o tema da mesa-redonda online, com início às 18h00, que dá o pontapé de saída de uma semana repleta de debates, conversas, tertúlias e partilha de experiências pessoais e profissionais (veja o programa completo, com temas e horários, aqui).

O painel de ilustres convidadas para esta primeira mesa-redonda inclui Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto de Segurança Social, ex-secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade, e deputada à Assembleia da República entre 2009 e 2020; Judite Primo, professora titular da cátedra UNESCO WINTWIN “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”, investigadora principal da FCT-CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento da ULHT) e professora da Universidade Lusófona nos programas de doutoramento e mestrado; e Elisabete Brasil, investigadora doutoranda do CICS.Nova, formadora em Violência Doméstica e de Género e perita do EIGE na área da violência doméstica.

A moderação do evento estará nas mãos de Miguel Feio, professor do Instituto Piaget.

O tema da mesa-redonda, inspirado numa das coalizações de ação lançadas pelo Fórum Geração Igualdade (um encontro global liderado pela sociedade civil, organizado pela ONU Mulheres em 2020), visa trazer a debate questões da atualidade e perspetivas de intervenção em sociedade.

Nesta perspetiva, impõe-se igualmente partir da experiência pandémica que vivemos e da severidade dos seus impactos económicos, sociais, políticos e culturais, resultando em desigualdades estruturais pré-existentes e que não ajudam a promover uma maior igualdade de género, fragilizando o papel da mulher.

Em jeito de conversa, as convidadas propõem-se a refletir e a debater experiências, representações e percursos individuais, na promoção da equidade de género frente à persistência de construções históricas, sociais e culturais que ainda hoje desvalorizam o papel da mulher.

Eis algumas das questões que estarão em análise:

  • Que estratégias adotar para se garantir o combate à desigualdade de oportunidade, à exclusão e à discriminação em contexto laboral?
  • Que análise se pode fazer ao impacto das políticas públicas nos últimos 20 anos?
  • Em que medida a Educação, a Cidadania e o respeito pela Diversidade podem contribuir para um processo de mitigação dos problemas de desigualdade de género?

Além do Facebook do Piaget, o evento será transmitido em direto pela plataforma Zoom. Pode inscrever-se já clicando aqui. Todos os interessados em requerer um Certificado de Presença devem também disponibilizar os seus dados através deste link (nota: não é necessário preencher este formulário para assistir às sessões).