ESDE de V. N. de Gaia prepara formação em ambientes híbridos no ensino

ESDE de V. N. de Gaia prepara formação em ambientes híbridos no ensino

A Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia tem preparada uma formação dedicada ao tema “Ambientes híbridos com recurso a metodologias ativas: Aprendizagem invertida e gamificação”.

A realizar em horário pós-laboral e regime b-learning (com um total de 43 horas online e 7 horas presenciais), esta iniciativa decorrerá entre março e maio e destina-se a todos os professores do ensino básico, ensino secundário e educação especial, estando acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).

Com apenas 20 vagas disponíveis, esta oficina de formação tem como finalidade a introdução de novas metodologias e pedagogias práticas de aprendizagem, bem como dos dispositivos móveis de comunicação no trabalho letivo dos professores num contexto de ensino híbrido.

Este momento de aprendizagem tem em conta o novo papel do professor num contexto presencial ou a distância, com a adaptação às tecnologias e aos espaços virtuais de apoio.

Os objetivos da formação passam pelo desenvolvimento das competências de literacia digital dos professores, pela apresentação de modelos pedagógicos ativos com a utilização de tecnologia, pela potenciação da utilização dos recursos digitais em desenhos pedagógicos híbridos e pela compreensão das potencialidades pedagógicas da utilização da tecnologia integrada em ambientes híbridos. São igualmente visados o desenvolvimento de estratégias de articulação entre a pedagogia, o espaço e a tecnologia, o desenvolvimento de estratégias de articulação entre o currículo e as soft skills por meio da tecnologia, bem como o apoio aos professores na implementação de práticas pedagógicas num ensino híbrido.

O formador e coordenador científico e pedagógico da formação, Celestino Magalhães, é licenciado em Engenharia Zootécnica, mestre em Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação e Comunicação, e está em fase de conclusão do doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa. Tendo-se profissionalizado como professor de Matemática e Ciências Naturais, as suas áreas de interesse incluem ainda, além destas áreas temáticas, a Tecnologia, Engenharia e Tecnologia Educativa.

A formação tem um custo de 40 euros para estudantes do Instituto Piaget, 95 euros para antigos alunos e docentes do Instituto e 130 euros para profissionais.

Programa

Módulo 1 – Uso de tecnologia educativa em sala de aula (3 horas presenciais + 3 horas assíncronas)

Módulo 2 – Cenários de inovação pedagógica (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)

Módulo 3 – Ensino online e híbrido (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)

Módulo 4 – Modelo pedagógico de aprendizagem invertida (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas).

Módulo 5 – Modelos pedagógicos de gamificação e aprendizagem com jogos (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)

Módulo 6 – Modelo pedagógico de Digital Storytelling (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)

Módulo 7 – Modelo pedagógico de Project Based Learning (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas).

Módulo 8 – Avaliação em ambiente online com o uso da tecnologia (4 horas presenciais + 4 horas assíncronas)

Faz a tua inscrição preenchendo o formulário abaixo.

Erro: Formulário de contacto não encontrado.