Fábio Rodrigues, estudante de Gestão, no Instituto Piaget de Almada

“Após terminar o meu CTeSP (para quem não sabe, é um curso de Nível 5) tinha duas certezas: queria fazer a licenciatura; e em Gestão.

Sabia que esta etapa era essencial para o meu percurso académico. Foi assim que começou a minha procura pela faculdade certa – uma decisão importante, pois é neste local que iremos passar muito tempo dos nossos próximos 3 anos.

Não foi fácil optar por uma faculdade, uma vez que existe muita oferta, sobretudo em Lisboa – onde eu moro. É verdade, sou de Lisboa e vim parar ao Piaget em Almada. E porquê? Porque procurava uma faculdade com bons docentes, que me desse creditações (porque vinha de um CTeSP), que tivesse um plano curricular interessante e com um bom ambiente.

É verdade que já tinha estado numa outra faculdade. Não numa licenciatura, mas já conhecia a exigência que existe no ensino superior. Apesar disso, fiquei muito contente e motivado pela proximidade que existe entre os professores e os alunos no Piaget. Existe aqui uma metodologia que encurta as relações professor-aluno, o que facilita muito a aprendizagem.

O bom ambiente na turma também ajudou bastante, é verdade! Uma turma com pessoas mais novas vindas diretamente do secundário, pessoas com mais experiências e que já estão no mercado de trabalho, muitos colegas que vieram de Angola; ou seja, uma turma bastante diversificada, o que nos permite conhecer outras realidades e aprender coisas novas.

Durante este primeiro ano, para além de pertencer ao Conselho Pedagógico, fomos sendo várias vezes desafiados pelo Coordenador do Curso a estar presentes em vários eventos ligados à nossa área de Gestão (não só no Piaget, mas também fora).  Eventos importantes para o desenvolvimentos das nossas competências, enquanto alunos e futuros gestores.

Mas este primeiro ano ficou marcado por um grande evento: o Gestão Summit 2019. Foi sem dúvida o que mais me surpreendeu e o que mais me entusiasmou durante este ano, sobretudo por ser um evento organizado exclusivamente por nós, alunos da Licenciatura em Gestão do Instituto Piaget (na realidade fomos apenas 5 membros a organizar este evento). Desde o contacto com as empresas, à angariação de parceiros, às visitas a estes mesmos parceiros, aos contactos que fiz, até à Logística do próprio dia. Foi uma experiência incrível!

Foram meses de muito trabalho, onde tivemos uma experiência real do mercado de trabalho. O nosso grande desafio? Organizar um evento de excelência, sem qualquer investimento. E esse desafio foi alcançado. Angariámos mais de 35 parceiros, visitámos as suas instalações, conseguimos contactos muito valiosos no mercado de trabalho, tivemos painéis com oradores de excelência, etc., etc. Um evento de referência, e esta 2ª edição foi considerada um sucesso, tanto por oradores, parceiros e público em geral.

E o que esperar do futuro?

Após este meu primeiro ano no Piaget, as expectativas para os próximos anos são muito positivas. Passado um ano, tenho a certeza (que não tinha, quando aqui cheguei) de que este é o sitio certo para crescer enquanto profissional. Um curso bastante completo que nos dá muitas competências para sermos futuros gestores.

Claro que há coisas que poderão ser melhoradas, como serem desenvolvidos mais workshops de competências pessoais, as famosas soft skills, tão importantes nos dias de hoje.

Em forma de conclusão, o balanço até agora, é muito positivo e estou muito motivado para o que aí vem. Que venha o próximo ano letivo!!!”


Saiba mais sobre a licenciatura em Gestão.