Diogo Rodrigues, estudante de Gestão, no Instituto Piaget de Almada

“Quando cheguei ao Piaget, tive a melhor receção possível. Tivemos uma semana de receção aos novos alunos repleta de jogos, atividades, festas, etc. Tive a oportunidade de conhecer novas pessoas e saber como funcionavam as coisas dentro do Instituto. 

O nosso ambiente estudantil é muito bom, apesar de não ser perfeito. No nosso Instituto, possuímos diversos órgãos. No meu caso, pertenço à Associação de Estudantes e procuramos fortalecer a união entre os alunos, desde a ajuda com alguma dúvida académica que tenham até à realização de atividades. 

O facto de pertencer à Associação de Estudantes permitiu-me ganhar imenso conhecimento que, certamente, não iria obter apenas a estudar. Existem sempre desafios e complicações que necessitam de ser geridas. 

Na nossa primeira aula de apresentação, fiquei entusiasmado e motivado por um dos nossos professores ser alguém que realmente já fez as coisas acontecer e teve diversas experiências no mundo empresarial. No meu primeiro ano, apercebi-me de que os professores que aqui nos ensinam são pessoas com experiências reais e altamente qualificadas, algo que poucas vezes acontece. 

Durante estes 2 anos de licenciatura, tivemos diversos percalços: cadeiras exigentes, muitos trabalhos, etc. No entanto, foram estes percalços que me fizeram ganhar imenso conhecimento. Em testes e trabalhos, muitas vezes são apresentados casos reais de empresas e temos de apresentar soluções para eles. 

Durante o nosso 1.º ano, foi-nos proposto pelo Professor João Geraldes organizar um evento que envolvesse várias pessoas do mundo empresarial para que viessem ao Instituto falar da sua experiência e do impacto que a Gestão tem no seu dia-a-dia. Decidi abraçar este desafio com todo o gosto, com mais alguns colegas. 

É um evento organizado pelos alunos dos 3 anos da Licenciatura e que reúne os melhores profissionais da área da Gestão. Tive a oportunidade de trabalhar com várias empresas para este evento: SAP Portugal, LG, Science4You, DSPA, Auchan, Bola TV, entre muitas outras. Com este evento, aprendi imenso a trabalhar com pessoas, organizar eventos, gerir conflitos, liderar equipas – assuntos que não se aprendem verdadeiramente apenas em teoria. 

Neste curso, aprendemos com profissionais que têm imensa experiência e que não estão limitados pelo conhecimento teórico e isso é excelente. 

Hoje em dia, o mercado não procura pessoas formatadas; procura pessoas que sejam capazes de tomar decisões rápidas e eficazes. Este curso e o Instituto Piaget preparam-nos para isso, tanto pela componente teórica, como pela prática. 

Aquilo que eu recomendo para aqueles que vão entrar este ano é envolverem-se nos vários eventos e atividades desenvolvidas ao longo do ano, de modo a conhecerem várias pessoas e ganharem conhecimento. Não só vos dará “bagagem” como irá manter-vos motivados. Envolvam-se no ambiente estudantil, nos vários eventos que são organizados, nos arraiais em que podem conviver e, certamente, acabarão o curso com experiências enriquecedoras para toda a vossa vida profissional.”