Exergames: mais do que uma diversão!

Exergames: mais do que uma diversão!

Apesar de existirem muitas pessoas que utilizam esta forma de videojogo quase que diariamente, os Exergames ainda hoje são um pouco desconhecidos do público em geral. O termo, que significa a união das palavras “exercício” e “games”, designa aqueles jogos em que o jogador utiliza o movimento corporal para controlar o que se passa dentro do ecrã. As formas mais rudimentares destes videojogos iniciaram a sua trajetória na década de 1990 e, atualmente, englobam tecnologia avançada, muitos a utilizar a realidade virtual.

O principal objetivo de quem utiliza os Exergames é ter uma experiência imersiva, na qual os movimentos do corpo são a principal forma de controlo dos personagens, deixando de lado os comandos tradicionais, como os joysticks. Podendo explorar inúmeros ambientes, como casas, parques de aventura, relvados de futebol, campeonatos de atletismo, pistas de bowling e, até mesmo, naves espaciais, os utilizadores têm a possibilidade aliar a sua criatividade com o gasto de energia – e diversão.

Dados recentes vêm mostrando que a utilização de Exergames pode proporcionar os mesmos efeitos agudos em diferentes variáveis fisiológicas, quando comparada com os exercícios tradicionais feitos em ginásio. Assim, a sua utilização pode ser uma maneira de aumentar o engajamento dos alunos durante os períodos de confinamento e, também, uma forma alternativa para combater o sedentarismo.

Desta forma, os Exergames apresentam um grande potencial de entretenimento, mas, também, vêm sendo utilizados por médicos, professores, nutricionistas, fisioterapeutas e investigadores. Estes aproveitam o movimento em frente do ecrã como uma ferramenta de reabilitação, de treino e de tratamento para os seus pacientes. Deste modo, por mais que os Exergames ainda não possam substituir o exercício físico bem planeado por completo, eles podem ser utilizados como forma alternativa, a qual vem mostrando ótimos resultados em investigações do mundo todo.


Fábio Saraiva Flôres

Professor Assistente do Instituto Piaget de Almada; coordenador do Curso de Licenciatura de Educação Física e Desporto