Evocando os 125 anos do nascimento de Jean Piaget

Evocando os 125 anos do nascimento de Jean Piaget

Passam hoje 125 anos sobre o nascimento de Jean Piaget, primeiro presidente honorário do nosso Instituto que mantém desde sempre o seu nome, em sua homenagem.

Nascido a 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suiça, Piaget foi biólogo, psicólogo e epistemólogo, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Revolucionou os conceitos de inteligência infantil, provocando com isso uma mudança nos antigos conceitos de aprendizagem e educação.

Tornou-se assim o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, a ponto de quase se tornar sinónimo de pedagogia. Em 1955, fundou o Centro Internacional de Epistemologia Genética (CIEG), na Universidade de Genebra, que contava com a colaboração de centenas de investigadores de todo o mundo e de diferentes disciplinas. Ao longo da vida escreveu perto de 100 livros e mais de 500 artigos científicos, vindo a falecer aos 84 anos, em setembro de 1980.

Na história do nosso Instituto ressalta uma carta de Jean Piaget, datada de 5 de outubro de 1978, dirigida ao fundador e atual presidente do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz – precisamente aquela em que declarava aceitar não só a utilização do seu nome, mas também o convite para se tornar presidente honorário da instituição.

A Jean Piaget o nosso eterno agradecimento pelo legado que nos deixou e pela sua extraordinária sabedoria.