Cooperação com a UniPiaget de Cabo Verde no âmbito da Enfermagem

Cooperação com a UniPiaget de Cabo Verde no âmbito da Enfermagem

O protocolo de cooperação celebrado entre o Instituto Piaget e a UniPiaget de Cabo Verde continua a dar frutos. A docente Cláudia Oliveira, coordenadora de estágios de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves, e quatro estudantes do 4º ano de Enfermagem têm estado na cidade da Praia a desenvolver várias atividades ao abrigo daquele protocolo. 

Dos contactos estabelecidos destacam-se reuniões com a coordenadora do curso de Enfermagem da UniPiaget de Cabo Verde, Professora Ana Moniz, e com a Provedoria desta Universidade, bem como uma sessão de intercâmbio e partilha entre as estudantes do Instituto Piaget e os estudantes de Enfermagem da UniPiaget que tiveram oportunidade de realizar recentemente estágios em Silves e Viseu. 

A docente portuguesa teve ainda ocasião de reunir esta semana com as equipas de enfermeiras do Centro da Fazenda e do Centro de Saúde de Tira Chapéu, no âmbito do protocolo celebrado no ano passado entre o nosso Instituto e a Delegacia de Saúde da Praia. Este protocolo – recorde-se – tem como objetivo a realização de estágios, a troca de informação científica e técnica na área da saúde, assim como promover e dinamizar a realização de seminários ou workshops direcionados aos profissionais da área da saúde.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, foram realizadas atividades de cooperação entre a Delegacia de Saúde da Praia e o Instituto Piaget, com o apoio da UniPiaget de Cabo Verde. Neste âmbito, foram levadas a cabo duas sessões de formação dirigidas a técnicos e enfermeiros dos dois centros de saúde, com as seguintes temáticas: “Cuidados de enfermagem com idosos e doentes paliativos no domicílio” e “O seguimento em ambulatório dos doentes psiquiátricos e a relação hospital/atenção primária neste aspeto”.

As estudantes portuguesas aproveitaram igualmente a deslocação a Cabo Verde para empreenderem uma ação solidária. Deste modo, levaram consigo roupa que foi distribuída esta sexta-feira, 16 de junho, num centro de proteção social tutelado pelo Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente.