Aula aberta online sobre a pluralidade na perspetiva ética

Aula aberta online sobre a pluralidade na perspetiva ética

O Mestrado em Exercício e Saúde do Instituto Piaget de Almada promove esta quinta-feira, dia 15, uma aula aberta online com o título “A Pluralidade na Perspetiva Ética: Diálogos Partilhados”.

A aula, de acesso livre, com inscrição obrigatória, decorre através da plataforma Teams, das 19h às 22h.

A iniciativa acontece no âmbito da unidade curricular de Ética e Deontologia em Exercício Clínico, lecionada pelo Prof. Fernando Vieira, e contará com quatro convidados: Domingos Rasteiro, docente na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada; Ricardo Joaquim Mónica, presidente da Associação Cultural e Etnográfica Gentes de Almeirim; José Garrucho Martins, investigador e professor universitário; e Marlene Silva, presidente da Comissão de Ética do Instituto Piaget e docente na área da Psicologia.

Para participar na aula tem de aceder previamente a este LINK e fazer o seu registo online.

Síntese curricular dos quatro oradores convidados:

Domingos Rasteiro – Diplomado em Educação de Infância pelo Instituto Piaget em 1986. Licenciado em Educação Especial pelo Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Educação de Lisboa em 1991. Mestre em Educação Especial pela Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana em 1996. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Extremadura (Espanha – 2017), onde desenvolveu trabalho de investigação sobre a temática das cidades e as pessoas com deficiência. Professor adjunto convidado no Instituto Politécnico do Sul Jean Piaget, desde 1987 até ao momento, regendo Unidades Curriculares nas áreas das Ciências da Educação, da Educação Especial, das Necessidades Educativas Especiais e da Educação Inclusiva.

Ricardo Joaquim Mónica – Licenciado em Ciências Filosóficas e Teológicas pela Universidade Católica Portuguesa, foi ordenado padre tendo exercido o ministério sacerdotal durante 15 anos. Formador na área das ciências sociais e dos recursos humanos. Presidente da Associação Cultural e Etnográfica Gentes de Almeirim, formador na área de etnografia e guia local para o concelho de Almeirim sobre história social e cultural, turismo e iniciativas lúdicas. Desenvolve múltiplas atividades no seio associativo, a maioria das quais de carácter solidário.

José Garrucho Martins – Licenciado em Sociologia pelo ISCTE da Universidade de Lisboa, mestre em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, e doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Algumas das áreas onde tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e publicado: morte nos espaços rurais; corpo e sexualidade; experiências dos doentes com a doença mental; COVID e doença mental. Além de investigador é também professor universitário.

Marlene Silva – Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, pela Universidade de Valência (2009), com Registo de Grau na Universidade de Lisboa (2010). Psicóloga, com título de Especialista em Psicologia da Educação, pela OPP. Professora Associada do Instituto Piaget, onde colabora desde 1985. Atualmente, é presidente da CEIP (Comissão de Ética do Instituto Piaget), docente na área da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação no ISEIT de Almada e na ESE Jean Piaget de Almada, bem como investigadora da RECI (Research in Education and Community Intervention).