A morte de um notável pedagogo do universo lusófono

A morte de um notável pedagogo do universo lusófono

É com enorme pesar que o Instituto Piaget comunica à comunidade académica o falecimento do Professor Doutor Pedro Domingos Peterson, que exerceu durante 19 anos o cargo de Reitor da Universidade Jean Piaget de Angola e do então Pólo da UniPiaget de Benguela.

O antigo Reitor, nascido a 2 de fevereiro de 1940, na província do Uíge (Angola), era doutorado em Ciências da Educação, sendo reconhecido como um dos pedagogos angolanos mais notáveis dos últimos 50 anos. Chevalier e membro da Ordre des Palmes Académiques, foi um intelectual influenciado pela pedagogia francesa.

Durante o seu percurso profissional foi consultor sénior na área da Educação da Delegação da Comissão Europeia em Angola, professor do ensino primário e secundário, diretor do Magistério Primário, membro do Conselho Executivo da UNESCO e diretor do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento de Educação (INIDE) em Angola, entre muitas outras funções e cargos.

“As competências académicas e profissionais adquiridas no percurso da vossa formação são ferramentas fundamentais para a vossa adaptação ao mundo globalizado em permanente mudança” – Pedro Domingos Peterson, 30/08/2014, em mensagem aos estudantes finalistas em Benguela