Não deixes que os problemas psicológicos te afetem

Não deixes que os problemas psicológicos te afetem

Um em cada cinco portugueses sofre de problemas de saúde mental, sendo a depressão e a ansiedade os distúrbios mais prevalentes. Os dados já constavam de um estudo da OCDE e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) veio agora alertar para o facto de a situação se ter agravado com a pandemia.  

Num documento apresentado no dia em que se comemoraram os 42 anos do SNS, intitulado “Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade dos cuidados de saúde primários”, a OPP refere que o peso das doenças mentais é de 22,5% no total das patologias. E adverte que, à semelhança do que aconteceu em crises socioeconómicas anteriores, espera-se que a crise atual tenha também como consequência um aumento das dificuldades e problemas de saúde psicológica e uma diminuição do bem-estar.

No final, o documento faz “recomendações de ações prioritárias”, como a criação de “núcleos de Psicologia onde ainda não existam”, investimento na promoção da saúde e na prevenção da doença, e desenvolvimento de ações de monitorização de indicadores de Saúde Psicológica e Bem-Estar.

Para ajudar a combater este problema de saúde pública, o Instituto Piaget dispõe de um serviço próprio que está ao dispor de toda a comunidade académica. Trata-se do SAPE – Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Estudante, que funciona na Clínica Piaget de Viseu.

Presencialmente ou na modalidade de tele ou vídeo consulta, podes marcar uma consulta gratuita através do número 232 910 100 ou pelo e-mail clinica@viseu.ipiaget.pt, independentemente do Campus onde estudas.

Não deixes para amanhã o que podes cuidar já hoje, para que possas viver o novo ano letivo em plenitude!

Para aqueles que pretendem fazer o 1º Ciclo de Estudos em Psicologia, o Instituto Piaget dispõe de uma oferta formativa ao nível da licenciatura no ISEIT de Viseu e no ISEIT de Almada. Podes consultar mais informação sobre os cursos AQUI.