A formação de diplomados em Desporto e o novo curso na ESDE Jean Piaget em Gaia

A formação de diplomados em Desporto e o novo curso na ESDE Jean Piaget em Gaia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física regular em todas as faixas etárias tem um efeito multiplicador na melhoria da qualidade de vida ao nível da saúde física e mental, social e económica. 

O aumento considerável de emprego no desporto (dados da Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da União Europeia), vem consolidar a importância que a formação de diplomados nesta área possui para dar resposta aos desafios do futuro.

O 1.º ciclo de estudos em Desporto, possibilitando a especialização em duas variantes profissionais, Exercício e Saúde ou Treino Desportivo, visa formar profissionais com competências académicas, de índole científica, pedagógico-didática e metodológica, capazes de responder de forma rigorosa às necessidades do sistema desportivo e de atender às crescentes exigências, desafios e expectativas do mercado de trabalho.

Deste modo, o estudante que opte pelo ramo de Exercício e Saúde, vai adquirir competências para ser um profissional altamente qualificado para atuar a nível da aptidão física com populações aparentemente saudáveis, durante fases especiais da vida e com populações clínicas.

O estudante que opte pelo ramo de Treino Desportivo, irá adquirir conhecimentos técnicos e científicos de observação, análise, intervenção e manipulação das variáveis de treino especializando-se numa modalidade desportiva e vivenciando outras áreas e modalidades associadas à prática desportiva.

Os diplomados em Desporto poderão exercer as seguintes funções em ginásios e academias, clubes desportivos, federações desportivas, laboratórios de rendimento, autarquias e outras organizações desportivas:

Ramo de Exercício e Saúde: Técnico de Exercício Físico e Diretor Técnico de Instalações Desportivas;

Ramo de Treino Desportivo: Título profissional de treinador de desporto numa modalidade reconhecida pelo IPDJ — Instituto Português do Desporto e Juventude.

O curso dá ainda acesso ao 2.º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, o qual lhes conferirá a habilitação profissional para a docência nas áreas e níveis de ensino respetivos.


Paula Rodrigues

Coordenadora da Licenciatura em Desporto na Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia