Piaget Digital, uma resposta aos novos desafios

Piaget Digital, uma resposta aos novos desafios

Vivemos num mundo cada vez mais digital. Sendo uma frase comum, não deixa de ser real. Em todas as nossas práticas, a digitalização toma conta do dia-a-dia. Com a simplificação das atividades através da digitalização dos processos, exigimos de forma quase imediata a resposta às necessidades individuais.

Em todos os setores, surpreendemo-nos com a evolução das últimas décadas. O esforço dos setores empresarial e público para responder aos desafios que são colocados pelos clientes/cidadãos é de realçar. Atualmente, o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) apresenta um eixo específico para a transição digital, com dotação financeira elevada para a investigação e desenvolvimento da sociedade pelo Digital. Áreas tão distintas como a Educação, Saúde, Agricultura ou Segurança Social apresentam diferenciados projetos com uma filosofia comum: a transição e evolução pelo Digital como fonte de desenvolvimento.

Focado na promoção das regiões em que está inserido, o Instituto Piaget decidiu nos últimos anos alterar o projeto educativo de uma das suas instituições para promover a necessária capacitação da comunidade local – no caso particular, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) no Campus de Almada. Tendo como foco o desenvolvimento de conhecimento no Digital nas diversas áreas do saber, o Instituto pretende liderar, no médio prazo, a investigação e ensino nas áreas associadas à tecnologia.

A forma ágil como o Instituto Piaget tem desenvolvido a sua oferta nesta área permitiu que a ESTG tenha crescido, em quatro anos, de apenas dois cursos para 12 (entre licenciaturas, pós-graduações e cursos técnicos de especialização profissional). Aliando as áreas “core” com as emergentes, esta aposta tem permitido integrar o conhecimento existente na Academia com o setor empresarial e o setor público.

Sustentado em quatro pilares estruturais, a marca Piaget Digital é já uma realidade. Temos, assim, o pilar da Tecnologia, com áreas como Cibersegurança, Infraestruturas em Cloud e Desenvolvimento de Aplicações Multimédia;o pilar da Multimédia, com as áreas dos Videojogos e da Animação Digital; o pilar da Eletrónica, com o recém-criado curso de Eletrónica e Automação; e o pilar da Gestão, com a Análise de Dados. Tudo isto conjugado com a integração do digital em cursos mais tradicionais, como a Gestão de Laboratórios e Qualidade, Marketing e Vendas, ou Assessoria.

Mantendo a identidade da instituição, a ESTG aposta o seu crescimento na ligação próxima entre os alunos e os diferentes atores (docentes, investigadores e funcionários não-docentes).

O reconhecimento da marca Piaget Digital é também relevante, havendo diversas entidades associadas ao projeto, como a Microsoft, Huawei, Amazon Web Services e Palo Alto. Apesar de recente, este desenvolvimento tem criado diversos desafios, sendo o principal a adaptação dos diversos polos académicos do Instituto com recursos e infraestruturas que permitam a promoção de práticas de ensino e de investigação de referência. Em Almada, está já em fase avançada a implementação do primeiro Piaget Smart Campus, com o apoio da Huawei, que visa a criação de um Campus maioritariamente digital.

A aposta no Piaget é aliar o Digital às diferenças áreas do Ensino – a integração de novas práticas tecnológicas em áreas tão distintas como o desporto, educação, psicologia ou saúde tem sido uma mais-valia para os alunos da instituição. Apostar no Piaget é apostar “no futuro certo”!


Ricardo Santos

Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget de Almada