Webinar: Desafios em Cuidados Paliativos em Contexto Domiciliário

Webinar: Desafios em Cuidados Paliativos em Contexto Domiciliário

“Desafios em Cuidados Paliativos em Contexto Domiciliário” é o tema do próximo webinar organizado pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves. O evento online realiza-se no dia 20 de junho, segunda-feira, às 17h00, prolongando-se até às 19h00.

Os cuidados paliativos são cuidados de saúde holísticos, centrados nas necessidades das pessoas e famílias/cuidadores. São, assim, reconhecidos como cuidados ativos que procuram melhorar a qualidade de vida das pessoas, bem como das suas famílias/cuidadores pela prevenção do sofrimento ou desconforto, através da identificação precoce, diagnóstico e tratamento adequado da dor e de outros sintomas, sejam estes físicos, psicológicos, sociais ou espirituais.

Para tal, estes cuidados de saúde devem ser integrados e prestados por uma equipa multi e interdisciplinar e baseiam-se em princípios éticos e de planeamento antecipado de cuidados, pelo que não antecipam, nem prolongam o processo de morte.

As vagas em internamento hospitalar são hoje insuficientes face à elevada procura. Face a este cenário, e também ao paradigma de um SNS cada vez mais próximo das pessoas, surgiram as equipas de cuidados paliativos em contexto domiciliário, que visam um cuidado individualizado, personalizado e em parceria com a pessoa e família/cuidadores no seu contexto. Para além dos benefícios clínicos, estes cuidados prestados em contexto domiciliário pretendem reduzir o tempo de internamento hospitalar, diminuir o número de recorrências ao Serviço de Urgência, bem como o número de exames complementares de diagnóstico, e sofrimento associado.

O webinar tem justamente como objetivo dotar os participantes de conhecimentos sobre cuidados paliativos em contexto domiciliário, numa perspetiva multidisciplinar, e destina-se a estudantes da área das Ciências da Saúde e profissionais de saúde e/ou da área da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, osteopatas, assistentes sociais e psicólogos, entre outros).

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, realizada através do formulário abaixo, até dia 18 de junho.

PROGRAMA

17H00 – Sessão de Abertura

Moderadora: Cláudia Oliveira | Mestre e doutora em Enfermagem, professora do Instituto Piaget

17H20 – Identificação de Doentes com Necessidades de Cuidados Paliativos e Conferência Familiar

Fátima Teixeira | Médica, coordenadora regional dos Cuidados Paliativos do Algarve e coordenadora da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do ACeS Sotavento da ARS Algarve

17H45 – Papel do Enfermeiro numa Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos

Andreína Tavares | Enfermeira especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica da ECSCP do ACeS Central da ARS Algarve

18H15 – A Intervenção da Fisioterapia em Cuidados Paliativos

Nuno Ribeiro | Fisioterapeuta da UCC Talabriga da ARS Algarve

18H30 – Apoio à Família e ao Cuidados Capaz

Ana Sofia Castro | Técnica superior de serviço social do ACeS DO Sotavento da ARS Algarve

18H45 – Trabalho em Equipa e Prevenção de Burnout

Rosália Fonseca | Psicóloga clínica e da saúde da URAP do ACeS do Sotavento da ARS Algarve

19H00 – Sessão de Encerramento

Cláudia Oliveira (moderadora)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Erro: Formulário de contacto não encontrado.