Viseu promove debate sobre os desafios no combate à violência

Viseu promove debate sobre os desafios no combate à violência

O ISEIT de Viseu acolhe, mais uma vez, o seminário “Rostos da Violência: Desafios Contemporâneos”. É no dia 9 de dezembro, quinta-feira, a partir das 9h45.

A iniciativa insere-se nas atividades propostas pela coordenação do 1º Ciclo de Psicologia do ISEIT/Viseu, em articulação com a coordenação do Mestrado em Saúde e Intervenção Comunitária.

Contando com o apoio da unidade de investigação RECI (Research Unit in Education and Community Intervention) do Instituto Piaget e do Projeto BE Safe, trata-se de um convite aos estudantes, docentes, profissionais e investigadores/as e agentes locais da área social à reflexão sobre o fenómeno social da violência em grupos de maior vulnerabilidade.
Conhecer os conceitos, estratégias e medidas para prevenir a violência contra as mulheres, as respostas especializadas na área da Psicologia e os projetos de intervenção que se encontram disponíveis na comunidade são alguns dos objetivos a atingir com esta iniciativa.

O seminário, que já vai na sua 4.ª edição, pretende, ainda, promover a reflexão sobre as causas e consequências deste fenómeno social, compreender melhor as diferentes tipologias de violência, e incentivar à investigação e produção científica no curso de Psicologia.

Tal como nas edições anteriores, o evento volta a contar com um conjunto relevante de oradores. É o caso do docente e investigador Manuel Lisboa (do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA – NOVA FCSH); a psicóloga Sofia Neves (docente e investigadora da Universidade da Maia – ISMAI); Joana Menezes (coordenadora dos Serviços de Apoio à Vítima de Lisboa); a psicóloga Patrícia Pinho (colaboradora da Cáritas Diocesana de Aveiro) e a médica Zaida Azeredo (docente do ISEIT de Viseu, investigadora da RECI).

Programa:

9h45 | Abertura da sessão
Paulo Alves | Presidente do Campus do Instituto Piaget de Viseu
Teresa Panteleitchouk | Diretora do ISEIT/Viseu
Isabel Silva | Coordenação do 1º Ciclo de Psicologia
10h00 – 11h00 | Reflexões e Contributos
Moderação: Ana Bártolo, psicóloga, docente do ISEIT/Viseu e investigadora do CINTESIS
“Conhecimento e políticas públicas em Portugal sobre violência doméstica nas últimas três décadas” | Manuel Lisboa, docente e investigador, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA – NOVA FCSH)
“Violências de género na intimidade contra as mulheres e saúde: Tipologias, riscos, consequências e recomendações” | Sofia Neves, psicóloga, docente e investigadora da Universidade da Maia – ISMAI
“Violência contra mulheres migrante e refugiadas” | Joana Menezes, coordenadora dos Serviços de Apoio à Vítima de Lisboa (APAV)

10h45 | Debate
11h00 – 12h00 | Intervenção na Comunidade

Moderação: Isabel Silva, psicóloga, docente do ISEIT/Viseu, investigadora da RECI
“Projetos de intervenção no âmbito da violência contra as mulheres” | Patrícia Pinho, psicóloga, Cáritas Diocesana de Aveiro
“Projeto IMOCAVF (Implementation of Primary Health Care on Family Violence): práticas na área da violência familiar” | Zaida Azeredo, médica, docente do ISEIT/Viseu, investigadora da RECI

11h45 | Debate
12h00 – Encerramento

Este seminário requer inscrição obrigatória através do seguinte formulário:

Erro: Formulário de contacto não encontrado.