Edição 1 da Germinare já disponível

Edição 1 da Germinare já disponível

O Instituto Piaget acaba de lançar o primeiro número da revista científica Germinare, a pensar nos alunos, docentes e investigadores da nossa instituição académica, com a criação de um espaço de eleição para a publicação dos seus artigos científicos. A revista propõe-se abranger todas as áreas de atuação do IPiaget, o que leva a uma vasta riqueza nas temáticas abordadas e no debate que se gerará à sua volta.

Este primeiro número abre com três textos de opinião, da autoria, respetivamente, do presidente do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz; do secretário-geral do Instituto; Rui Tomás; e do coordenador executivo do CIIERT, Luís Moreira. Seguem-se oito artigos científicos em áreas diversas, como o desporto e exercício físico, a música, a enfermagem e a inteligência artificial.

Nesta edição encontra também um artigo sobre as diversas etapas necessárias à redação de um artigo científico, o que pode ser uma ferramenta de grande utilidade para os alunos que estão a iniciar o seu percurso na investigação científica.

A revista está acessível através do link https://germinare.ipiaget.org/index.php/germinare. Com o primeiro número já online, o objetivo é incentivar toda a comunidade académica do universo Piaget a submeter os seus trabalhos científicos, com a garantia de que serão tratados com total rigor e isenção, estando assegurado um processo de revisão double blind realizado por especialistas externos ao Instituto Piaget. Adicionalmente, a revista estará também aberta a toda a comunidade científica nacional e internacional, para que possa ter outros contributos externos.

A ideia de criar uma revista científica – “um momento único”, como o classifica António Oliveira Cruz que traz à lembrança o “patrono” que deu o seu nome ao Instituto, Jean Piaget, “um dos mais modelares investigadores de todos os tempos” – aconteceu logo nas primeiras reuniões da nova equipa do CIIERT – Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar, do Instituto Piaget.

“Não se trata apenas de partilhar este conhecimento com um público cientificamente especializado, (…), mas também de o levar a um público mais geral, cada vez mais interessado, ou seja, à sociedade civil, onde no final se aferem e refletem os seus impactos”, escreve Rui Tomás no seu artigo inicial.

A Germinare foi, assim, construída de raiz, utilizando os recursos disponíveis, mas com uma equipa diversificada, que permitiu que o projeto chegasse agora ao seu público. “Uma realidade que rapidamente se percebeu ter potencial para crescer além das suas fronteiras internas e, assim, contribuir de forma significativa para o desafio de gerar e divulgar o conhecimento científico”, complementa Rui Tomás.

“O lançamento da 1.ª edição da Germinare ocorre aproximadamente um ano depois de iniciado um novo ciclo de vida do CIIERT”, frisa também o responsável deste Centro, Luís Moreira. Um ciclo – acrescenta – que fica marcado “pela redefinição da estratégia para a área da investigação no Instituto Piaget, cuja operacionalização passou, entre outros aspetos, pela reestruturação das estruturas de investigação em três Unidades de Investigação: LabEST – Unidade de Investigação em Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia; KinesioLab – Unidade de Investigação em Movimento Humano; e RECI – Unidade de Investigação em Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida”.