Supervisão Clínica em Enfermagem é tema de simpósio em Silves

Supervisão Clínica em Enfermagem é tema de simpósio em Silves

No próximo dia 12 de janeiro, entre as 14h e as 18h, realizar-se-á na Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves um simpósio com o tema “Supervisão Clínica em Enfermagem: ferramenta para o desenvolvimento profissional”.

O desenvolvimento das práticas de supervisão clínica em enfermagem assume-se como um requisito fundamental no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, contribuindo para a melhoria contínua da atividade profissional do enfermeiro.

Assumindo a pertinência da prática supervisiva, a Ordem dos Enfermeiros define o Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, através do Regulamento n.º 366/2018, onde ressalva a importância da formação nesta área com vista à aquisição de um “conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício”. Assim, denota-se que a Supervisão Clínica conduz a uma melhoria das habilidades e competências dos enfermeiros, destacando a contribuição para a qualidade dos cuidados de saúde.

Destinado a enfermeiros, independentemente do contexto de prática clínica, este simpósio visa justamente contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em supervisão clínica e refletir sobre as práticas supervisivas em enfermagem.

A participação é gratuita para todos os interessados, no entanto, tem um custo de 5€ para os que pretenderem certificado de presença. É sempre necessária inscrição prévia, através do preenchimento do formulário abaixo.

PROGRAMA

14h00 – 15h30 | Mesa 1: Contributos para uma Supervisão Clínica em Enfermagem

Moderador: Paulo Silva (enfermeiro diretor do Hospital Particular do Algarve)

  1. Indicadores para a supervisão clínica em enfermagem – Ricardo Mestre (mestre e doutorando em Enfermagem)
  2. Prática tutelada em enfermagem: modelos de supervisão clínica – Alexandra Ferreira (mestre em Enfermagem e doutoranda em Ciências da Saúde)
  3. Idoneidade formativa: qual o caminho?

15h30 – 16h00 | Coffee Break

16h00 – 17h30 | Mesa 2: Desafios e Imperativos na Supervisão Clínica em Enfermagem

Moderadora: Débora Chaves (enfermeira diretora do Hospital Lusíadas do Algarve)

  1. Supervisão clínica: questões éticas e deontológicas – Andreina Tavares (mestre e doutoranda em Enfermagem)
  2. A supervisão clínica na liderança e gestão de equipas – Marco Piedade (mestre em Gestão de Unidades de Saúde)
  3. Supervisão clínica e desenvolvimento profissional dos enfermeiros: linhas de investigação prioritárias – Cláudia Oliveira (mestre e doutora em Enfermagem)

17h30 – 18h00 | Sessão de Encerramento

Nelson Sousa (diretor da ESSJPA)

Cláudia Oliveira (coordenadora da Pós-graduação em Supervisão)

Mariana Santos (enfermeira diretora do CHUA) – a confirmar

INSCRIÇÃO

    Dados pessoais

    Certificado

    O certificado tem um custo de 5€.