Curso de Língua e Cultura Chinesas em regime b-learning a partir de Viseu

Curso de Língua e Cultura Chinesas em regime b-learning a partir de Viseu

O Instituto Piaget, através do ISEIT de Viseu, vai lançar um novo curso de curta duração de Língua e Cultura Chinesas (nível 1), resultado do estabelecimento de um Protocolo de Cooperação com o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra. O curso, a funcionar em regime b-learning, terá uma carga horária de 50 horas (25 horas presenciais + 25 horas síncronas).

A iniciativa insere-se nas atividades propostas pela coordenação da licenciatura em Relações Internacionais do ISEIT de Viseu, em articulação com o GAIVA. As aulas ocorrerão às segundas-feiras, em modo online, entre as 18h e as 20h, e às quartas-feiras, em modo presencial, entre as 15h e as 17h, no Campus de Viseu.

A decorrer entre 22 de janeiro e 15 de abril de 2024, o curso convoca todos os interessados a desenvolver competências linguísticas em chinês, promovendo uma interação eficaz em contexto oral e escrito. Serão lecionados conteúdos correspondentes ao primeiro nível de proficiência linguística de HSK1, tais como a pronúncia, o pinyin, o vocabulário temático, a gramática e a escrita. No fim, os alunos poderão realizar o exame final de HSK1.

A formadora deste curso de curta duração será Mariana Amado, licenciada em Tradução e Interpretação de Português-Chinês/Chinês-Português pelo Instituto Politécnico de Leiria e mestre em Tradução pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Durante a licenciatura, frequentou a Universidade de Línguas e Cultura de Pequim e a Universidade Politécnica de Macau. Atualmente, é docente no Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.

A inscrição pode ser feita até 18 de janeiro de 2024 e tem um custo de 175€ para todos os interessados, já incluindo o certificado de conclusão do curso de curta duração.

PROGRAMA

Aula 1 | Expressões de cumprimento; Regras de pronúncia; Pinyin; Escrita.

Aula 2 | Expressões de agradecimento; Regras de pronúncia; Pinyin; Escrita.

Aula 3 | Perguntar e responder sobre o nome; Regras de pronúncia e de pinyin; Gramática: “是” (verbo ser), “吗” (partícula de questão), “什么” (pronome interrogativo)

Aula 4 | Perguntar e responder sobre a nacionalidade; Gramática: os pronomes interrogativos  “谁”, “哪” e “呢” (pronome interrogativo), “的” (partícula estrutural); regras de pronúncia e pinyin; escrita.

Aula 5 | Perguntar e responder sobre a família; Gramática: o pronome interrogativo “几”, a partícula “了”, a questão “多大” para perguntar a idade; números até 100; regras de pronúncia e pinyin; escrita.

Aula 6 | Gramática: “会” (verbo modal), frases com predicado adjetival e “怎 么” (pronome interrogativo); regras de pronúncia e pinyin; escrita.

Aula 7 | Perguntar e responder sobre a data; gramática: frases com um predicado nominal, frases complexas com “去” (verbo ir); regras de pronúncia e pinyin; escrita.

Aula 8 | Falar sobre bebidas e comidas; gramática: “想” (verbo modal), “多少” (pronome interrogativo), “口” (quantificador); expressar quantias de dinheiro; regras de pronúncia e pinyin; escrita.

Aula 9 | Falar sobre profissões e locais; Gramática: “在” (verbo estar/ficar), “哪儿” (pronome interrogativo), “呢” (partícula interrogativa); regras de pronúncia e pinyin; escrita.

Aula 10 | Gramática: “有” (verbo haver/existir), “和” (conjunção), “能” (verbo modal) e o uso de “请” em frases imperativas; regras de pronúncia e pinyin; escrita.

Aula 11 | Perguntar e responder sobre as horas; gramática: expressões de tempo que podem ser utilizadas como advérbios e “前” (nome); regras de pronúncia; escrita.

Aula 12 | Falar sobre o estado do tempo; gramática: “怎么样” (pronome interrogativo), “太” (advérbio), “会” (verbo modal); regras de pronúncia; escrita.

Aula 13 | Gramática: “喂” (interjeição); expressão para indicar uma ação contínua; expressões sobre os números de telefone; “吧” (partícula modal); regras de pronúncia; escrita.

Aula 14 | Gramática: “了” para expressar ideia de conclusão; “后” (nome); “啊” (partícula modal); “都” (advérbio); regras de pronúncia; escrita.

Aula 15 | Gramática: a estrutura “是……的” e caracteres para expressar a data; regras de pronúncia; escrita.

MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Nota final = nota geral (50%)* + exame final (50%)

*Nota geral = assiduidade (20%) + oralidade (40%) + quiz (40%)

INSCRIÇÃO

Faça a sua inscrição no portal Inforestudante.

Quem já possui um registo no Inforestudante (ex-alunos, docentes e público participante em eventos anteriores), poderá inscrever-se neste evento através do menu “Candidaturas”, separador “Cursos”, e clicar no final da página em “Nova Candidatura” de “Candidaturas – Outros regimes”. Nesta página e nos botões “Curso” e “Regime” deverá selecionar o curso a que pretende aceder.

Quem ainda não tenha nome de utilizador no Inforestudante, deverá, primeiro, registar-se como novo utilizador (aplicando-se este procedimento também aos docentes e público em geral que deverão registar-se com um e-mail pessoal/não Piaget). Para se registar no portal, clique aqui (escolhendo de seguida a opção “Candidatura a Curso/Inscrição em Eventos”).