Rede PEPER reúne em Viseu para planear atividades para 2023

Rede PEPER reúne em Viseu para planear atividades para 2023

Chama-se Rede PEPER e tem como objetivo valorizar o ensino profissional e incentivar os seus alunos a ingressar no ensino superior. Foi uma iniciativa criada em 2019 pelo Instituto Piaget e pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e os seus membros estiveram reunidos na semana passada, na aula magna do IPV, para planear as atividades a desenvolver em 2023.

Além dos elementos da Rede, o encontro de trabalho juntou ainda 46 participantes, entre diretores de escolas, psicólogos e diretores dos cursos profissionais, em representação de várias instituições de ensino. A sessão serviu também para ouvir o que os vários parceiros estão a achar do projeto e sugestões de melhoria. Entre os temas tratados contaram-se ainda o apoio a estudantes estrangeiros e as soluções de ação social nas instituições de ensino superior.

A Rede PEPER – Promoção do Ensino Profissional em Rede junta atualmente 19 agrupamentos de escolas, 13 escolas profissionais e 9 escolas secundárias que integram as comunidades intermunicipais (CIM) Viseu Dão-Lafões e Douro.

Três anos após o lançamento do projeto, os primeiros resultados já são visíveis: o número de estudantes que prosseguem os seus estudos e chegam ao ensino superior vindos dos cursos profissionais está a aumentar.

“Nos últimos dois anos temos tido um crescimento muito significativo, quer a nível do curso de Fisioterapia quer de Enfermagem”, afirmou a diretora adjunta da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Ana Margarida Caldeira, em declarações ao “Jornal do Centro”, acrescentando: “Voltámos a ter turmas grandes, muito graças à rede PEPER e à divulgação no terreno. É, sem dúvida, um crescimento notório com cada vez mais jovens a integrar o ensino superior”.