Agência Piaget lança projeto-piloto na área do rastreio ao VIH-SIDA

Agência Piaget lança projeto-piloto na área do rastreio ao VIH-SIDA

Um projeto-piloto da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) vai permitir distribuir autotestes de VIH gratuitos e anónimos no Grande Porto, com recurso a uma aplicação móvel. Denominado AppToTest, o projeto prevê a distribuição de 600 autotestes a partir desta quinta-feira, 1 de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.

A AppToTest está disponível na AppStore e no GooglePlay para download gratuito. Em vez de recorrerem a estruturas de saúde, os utilizadores da aplicação móvel poderão levantar um autoteste para o VIH, também de forma gratuita e anónima, nas 10 farmácias parceiras deste projeto depois de o solicitarem na aplicação.

O autoteste para o VIH consiste na colheita de material biológico (sangue ou saliva) pelo próprio utilizador que, após realizado o teste, interpretará o seu resultado, geralmente em ambiente privado. A aplicação móvel oferece também a possibilidade de, no caso de um teste reativo ao vírus VIH, o utilizador ser encaminhado por um técnico especializado da APDES a uma consulta de infeciologia num dos hospitais com os quais a Agência tem protocolos. Ali será realizado um exame de confirmação e, em caso positivo, fica garantido o início imediato de tratamento.

A aplicação conta também com uma seção de literacia sobre o VIH, com o apoio à realização do autoteste através da apresentação de um vídeo demonstrativo.

O objetivo deste projeto-piloto é aumentar o acesso da população ao rastreio para o VIH na região do Grande Porto. De acordo com Fernanda Belizario, da APDES, em declarações citadas pelo jornal Diário de Notícias, este projeto pretende “complementar as estratégias de rastreio tradicionais para o VIH-SIDA”.

A AppToTest conta com a parceria da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), da Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e da Gilead Sciences, entre outros parceiros.