Projetos do Piaget no Orçamento Participativo Portugal

Projetos do Piaget no Orçamento Participativo Portugal

O Instituto Piaget tem dois projetos educativos a votação no Orçamento Participativo Portugal (OPP).

O OPP é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e escolhem, pelo seu voto, quais os projetos que devem ser implementados, em diferentes áreas de governação. Através do OPP, as pessoas podem decidir como investir 5 milhões de euros.

 

Projeto #299

Ambientes Educativos Inovadores para a promoção de condições de equidade e cidadania de alunos com necessidades educativas especiais

Esta proposta tem por objetivos:

  • Configuração de dois ambientes educativos inovadores – Future Classroom Lab e European Schoolnet Academy – um no Norte (Vila Nova de Gaia) e outro na Área Metropolitana de Lisboa Sul do Tejo (Almada). Consiste na reorganização dos espaços educativos; no enriquecimento destes, do ponto de vista tecnológico; e na promoção de formação contínua de educadores e professores.
  • Formação pedagógico-didática que possibilite uma mudança no paradigma de ensinar e aprender, adequado ao perfil do estudante do século XXI.

 

Projeto #546

Educar para uma cidadania ativa no regresso à liberdade

Por forma a permitir a plena integração dos cidadãos reclusos, propõe-se a criação de um projeto de valorização pessoal, através da educação para reclusos, que inclua a oferta de programas educativos formais e não formais, privilegiando o modelo de eLearning e alicerçado em seis pilares nucleares: cidadania ativa; pensamento crítico; literacia digital; comunicação; inglês e TIC.

 

Todos os cidadãos portugueses maiores de idade podem votar em um (e apenas em um) Projeto, na página respetiva. Os Projetos mais votados serão financiados e executados.