Entrevista: coordenadora do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações

Entrevista: coordenadora do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações

 

A Professora Cristina de Sousa é coordenadora do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações, lecionado no Instituto Piaget de Almada. Que tipo de conhecimentos e competências são adquiridos neste Mestrado?

O Mestrado de Psicologia Social e das Organizações pretende capacitar os estudantes para a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos nos contextos sociais e organizacionais. Ou seja, permite desenvolver competências para se poder atuar como psicólogo social e das organizações, em diferentes contextos, incluindo a gestão de recursos humanos.

 

São, então, valorizadas diversas competências?

Sim. Para além desta vertente profissional mais especializada, pretende-se também consolidar competências transversais e competências de investigação, através da elaboração, desenvolvimento e execução de projetos de investigação.

 

Mais concretamente, o que pode destacar na formação que é oferecida aos estudantes?

Diversas coisas, mas, essencialmente, o equilíbrio entre a área social e a organizacional que o plano de estudos possui.

Na área social, temos unidades curriculares como os Processos Grupais e Cognição Social, a Psicologia Social Aplicada, Programas de Formação e Intervenção Social. Com maior enfoque na área organizacional, destacamos o Comportamento Organizacional, a Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, a Gestão de Recursos Humanos e, como unidades mais práticas, o Diagnóstico e Intervenção Organizacional, e também a Psicologia da Saúde Ocupacional.

 

Falou, há pouco, de “competências transversais”. Que competências são estas?

Trata-se de competências que, embora fugindo do domínio mais estrito da Psicologia Social e das Organizações, são essenciais para um profissional desta área.

Por exemplo, a área da comunicação é fundamental na sociedade atual. Por isso, os nossos estudantes aprofundam esta temática através da unidade curricular de Comunicação nos Processos Sociais e Organizacionais.

Outra área transversal, valorizada de forma a preparar o futuro profissional enquanto psicólogo, é a das Competências Pessoais e Profissionais, muito importante para a formação pessoal e profissional. Entre várias outras, que são desenvolvidas neste Mestrado.

 

O Instituto Piaget é normalmente associado a uma grande proximidade entre estudantes e docentes. Isso também é uma realidade neste curso?

Sim, penso que é algo que caracteriza o ensino em todo o Instituto Piaget e isso traduz-se na forma como o plano de estudos está pensado. Por exemplo, uma das tarefas mais importantes que o estudante tem de concretizar é a elaboração de uma dissertação. Por isso, damos especial importância ao acompanhamento feito pelos docentes aos projetos de investigação, através da unidade curricular de Métodos Avançados de Investigação e Análise de Dados, que é fundamental para a dissertação.

 

Portanto, no final do Mestrado, o estudante sai preparado para lidar com os desafios profissionais?

Sim, claro. O contacto com a realidade profissional é logo feito no Estágio Curricular com a ajuda dos orientadores internos e através de protocolos com instituições de prestígio na área.

 

Existem muitos estudantes que ficam a trabalhar no local onde fazem estágio?

Sim, acontece muitas vezes, o que é bom.

 

E quais são as saídas profissionais que os esperam?

Para além das várias ofertas na área da gestão de recursos humanos, em consultoria, particularmente nas áreas de recrutamento e seleção, são também de destacar as diversas funções em organizações mais voltadas para a intervenção social, entre muitas outras.

 

O Mestrado confere acesso à Ordem dos Psicólogos?

Sim, após a conclusão do Mestrado, o estudante pode realizar o “ano júnior” (estágio profissional) e solicitar o ingresso na Ordem dos Psicólogos.

Aliás, este Mestrado e o de Psicologia Clínica e da Saúde, também do Instituto Piaget de Almada, são os únicos em todo o Distrito de Setúbal, que dão acesso à Ordem.