Processos de construção e desafios da relação terapêutica em Psicologia Clínica

Processos de construção e desafios da relação terapêutica em Psicologia Clínica

Dia 15 de junho, a partir das 21 horas, terá lugar um webinar, no âmbito da licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, do Instituto Piaget de Almada. Tema: Processos de construção e desafios da relação terapêutica em Psicologia Clínica.

A investigação sobre a intervenção psicológica/psicoterapêutica refere que a relação terapêutica é a dimensão do processo com mais importância: ou seja, o que cura é a relação terapêutica! Mas o que tem de tão particular este encontro entre psicólogo e paciente?

Partindo de três modelos teóricos diferentes da psicologia clínica – cognitivo-comportamental, humanista e psicodinâmico – pretende-se encetar um diálogo aberto sobre estas diferentes perspetivas na construção da relação terapêutica.

Neste diálogo informal conduzido por três psicólogas clínicas, serão abordadas componentes importantes desta relação: as características do psicólogo, do paciente e do setting terapêutico, tendo por base a experiência clínica.

O acesso é livre para todos os interessados mediante inscrição.

 

PARTICIPANTES

Daniela Semedo

Doutorada em Psicologia Clinica pela Universidade de Edimburgo (R. Unido). Docente no Instituto Piaget de Almada. Psicóloga clínica na CUF Clínica de Almada e em contexto privado.

Rita Bairrão de Carvalho

Psicóloga clínica e da saúde. Master em Peacekeeping Management pela Universidade de Turim (Itália). Docente no Instituto Piaget de Almada. Prática clínica privada e experiência em projectos sociais com imigrantes.

Sandra Roberto

Doutorada em Psicologia Clínica e da Saúde no ISCTE-IUL. Docente no Instituto Piaget de Almada e no ISCTE-IUL. Psicóloga clínica em contexto privado.