Presidente do Governo da Madeira na abertura de pós-graduação do Piaget

Presidente do Governo da Madeira na abertura de pós-graduação do Piaget

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, esteve presente na sessão de apresentação do curso de pós-graduação em Património Cultural Tradicional e Popular Português, que teve lugar, no passado dia 16 de outubro, no Centro de Estudos de História do Atlântico, situado na cidade do Funchal.

Embora promovida pelo Instituto Piaget de Almada, esta nova edição da pós-graduação será lecionada na Região Autónoma da Madeira – sucedendo a edições anteriores realizadas em Coimbra, Porto, Santarém e Aveiro – e resulta de uma parceria entre o Instituto Piaget, a AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Madeira e a Federação do Folclore Português.

O interesse pelo património cultural tradicional e popular, em Portugal, tem vindo a consolidar-se desde o 25 de abril, centrando-se, em muito, no movimento associativo voluntário e ganhando, igualmente, crescente interesse no âmbito do poder local. Não obstante, pelas características próprias do movimento associativo amador, surge a necessidade de promover, junto destes agentes culturais, bases académicas para uma abordagem científica a este campo do conhecimento.

Por isso, estão agora inscritos nesta pós-graduação dirigentes de diversas entidades relacionadas com património cultural tradicional e popular madeirense, tais como câmaras municipais, serviços governamentais, grupos folclóricos, guias turísticos, entre outros.

 

Foto: JM-Madeira