Piaget participa em pesquisa nacional sobre o voto eletrónico

Piaget participa em pesquisa nacional sobre o voto eletrónico

A APDSI (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação) está a promover, em parceria com o Instituto Piaget, um inquérito a nível nacional sobre o que pensam os portugueses relativamente ao voto eletrónico.

Lançado no passado dia 5 de maio, o inquérito em formato online estará aberto até ao próximo dia 21 de maio.

Recém-associado da APDSI, o Instituto Piaget participa neste projeto desde o início, acompanhando o seu desenvolvimento até à apresentação pública dos resultados finais. Assim, o nosso Instituto esteve envolvido na construção e desenho do projeto, na conceção do questionário e ficará responsável pela análise de dados. Trata-se de um trabalho que está a ser desenvolvido através dos docentes e investigadores que integram a unidade de investigação do IPiaget que está diretamente ligado ao projeto, o LabEST – Laboratório para o Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia.

Se tivesse a possibilidade de escolher entre o voto presencial e o voto eletrónico, qual escolheria? Concorda com o voto eletrónico em mobilidade (por telemóvel, tablet ou computador)? Ou acha que é um risco desnecessário de correr que fragiliza a democracia? Acha que é mais fácil a fraude com votos que ficam numa urna num ginásio ou num centro de dados? Estas e outras questões são objeto do inquérito, que é, na realidade, um desafio lançado aos portugueses para sabermos a sua opinião sobre o tema. O objetivo final é avaliar da adesão e confiança dos cidadãos no voto eletrónico.

Para participar neste inquérito pode fazê-lo através do link: https://pt.surveymonkey.com/r/voto_eletronico. O tempo de resposta é inferior a 5 minutos e as respostas são anónimas e confidenciais.

Depois de responder ao inquérito inscreva-se no link MeetOn “Voto Eletrónico – Desafios e Oportunidades”, para assistir à sessão onde os resultados serão oficialmente apresentados e as diferentes questões sobre o tema serão discutidas por um painel de intervenientes com experiência nesta matéria. Esta sessão está marcada para o dia 27 de maio (quinta-feira), às 18h00, via plataforma Zoom.