Piaget é parceiro de grande projeto europeu na área tecnológica

Piaget é parceiro de grande projeto europeu na área tecnológica

O Instituto Piaget é uma das entidades parceiras do projeto Arrowhead fPVN. Trata-se de uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento com foco na criação de uma infraestrutura de tecnologia de informação para sistemas de automação industrial.

O projeto conta com financiamento do programa Horizon 2030 e envolve atualmente a colaboração de 42 entidades de 9 países membros da União Europeia, designadamente empresas de grande dimensão, empresas mais pequenas que dão suporte às grandes organizações, diversas universidades e centros de investigação.

O principal propósito deste projeto é criar um framework aberto e interoperável que permita a comunicação segura entre dispositivos e sistemas em ambientes de produção industrial, como fábricas, sistemas de energia e de transporte. O objetivo final não podia ser mais ambicioso: duplicar a capacidade produtiva da indústria europeia.

Como entidade parceira, o Instituto Piaget está envolvido diretamente na interoperabilidade dos modelos de dados destas indústrias, permitindo que a comunicação dos dados seja mais fluída.

Os nossos docentes Luís Moreira e Paulo Pinheiro com o
Prof. Jerker Delsing, da LTU – Luleå University of Technology, coordenador do projeto (ao centro), num encontro realizado em Luleå, no norte da Suécia