Diário britânico “The Guardian” publica reportagem sobre projeto da APDES

Diário britânico “The Guardian” publica reportagem sobre projeto da APDES

O jornal britânico “The Guardian” acaba de reconhecer o trabalho da APDES (Agência Piaget Para o Desenvolvimento) junto de consumidores de drogas na cidade do Porto.

O diário inglês publicou uma extensa reportagem sobre a primeira Sala de Consumo Assistido (SCA) de drogas instalada no Porto, no Bairro da Pasteleira, que é gerida por um consórcio liderado pela APDES, entidade parceira do Instituto Piaget.  

O título é sugestivo: “É melhor do que ficar pedrado na rua”: como Portugal descriminalizou as drogas – visto a partir do “centro de consumo”. O início da reportagem não lhe fica atrás: “Numa sala amovível no Porto, os toxicodependentes fazem fila para consumir heroína e crack em segurança, com pessoal médico à disposição. Poderão os outros países aprender alguma coisa com a política liberal de drogas de Portugal?”.

As Salas de Consumo Assistido são estruturas de redução de riscos em que as pessoas podem consumir substâncias psicoativas sob a supervisão e acompanhamento de profissionais de várias áreas. Entre os riscos visados destacam-se:

  • Prevenir as mortes por overdoses;
  • Garantir que os utilizadores de drogas o façam em condições seguras;
  • Aumentar os serviços de aconselhamento junto dos utilizadores;
  • Aumentar os cuidados de saúde junto destas populações;
  • Aumentar o número de encaminhamentos de pessoas para tratamentos da toxicodependência e para apoio psicossocial, se for o caso.

O projeto “Um Porto Seguro”, liderado pela APDES, contemplava atender 50 pessoas por dia naquele espaço, pretendo reduzir para metade os consumos de drogas na via pública, no espaço de um ano.

De acordo com o “The Guardian”, desde a sua inauguração, o centro do Porto registou 63 mil visitas de mais de 2 mil consumidores de drogas. Só se registaram duas overdoses, ambas tratadas com sucesso no local. O jornal destaca ainda os cerca de 1.500 rastreios efetuados e os 89 indivíduos que estão agora a receber tratamento para a hepatite C. Cerca de 10 pessoas entraram também em programas de desintoxicação por sua própria vontade.

A APDES é uma ONGD (Organização Não Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem como objetivo principal a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos, bem como para o reforço da coesão social. Beneficia, desde 2011, do estatuto de utilidade pública.

Versão integral da reportagem: https://www.theguardian.com/world/2024/jan/25/it-beats-getting-stoned-on-the-street-how-portugal-decriminalised-drugs-as-seen-from-the-shoot-up-centre

Foto publicada: Medicamentos no centro de tratamento da toxicodependência. Rita Franca/The Guardian