Piaget celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa

Piaget celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio e o Instituto Piaget vai assinalá-lo com duas iniciativas especiais.

A primeira celebração começa às 11h00 na Biblioteca do Campus de Viseu, com o “Simpósio Celebratório do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, uma iniciativa organizada pelo ISEIT de Viseu e que será emitida em direto na página de Facebook do Instituto.

O orador convidado é Fernando Paulo Batista, professor e investigador do Instituto Piaget (Campus Universitário de Viseu), membro da Academia de Letras e Artes Lusófonas e membro da Academia das Ciências de Lisboa.

Pelas 20h00, começa uma mesa-redonda virtual sobre o tema “Uma língua, múltiplos cenários: diálogos para a inclusão”. Organizada pela Escola Superior de Educação de Almada, esta iniciativa, 100% online, vai ser transmitida em direto no Facebook e via Zoom. (Para aceder à transmissão pela plataforma Zoom inscreva-se aqui.)

Esta mesa-redonda contará com a participação de Maria Adelaide Paredes da Silva, presidente da Associação Almada Mundo; Libânia Nazareth, professora e formadora de professores de Português para estrangeiros; Maria Teresa Valdez, diretora do Language Center, coordenadora de Línguas no River Campus e diretora do Portuguese Program na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos); e da professora Maristela Simão, que coordena o projeto Poesimus no âmbito da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”. A moderação estará a cargo de Ana Leitão, diretora adjunta da ESE de Almada.

Esta iniciativa visa promover a reflexão, a partilha de experiências e o desenho de respostas adequadas aos desafios colocados na atualidade em termos de mobilidade, diversidade cultural e integração, procurando valorizar o papel das sinergias entre a academia, a docência e a sociedade civil.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em novembro de 2019.

A escolha do dia está articulada com a resolução de 2009 do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a Instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.