Piaget associa-se ao projeto “Engenheiras Por um Dia”

Piaget associa-se ao projeto “Engenheiras Por um Dia”

O Instituto Piaget, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), associou-se ao projeto “Engenheiras Por um Dia”, que promove, junto das estudantes do ensino básico e secundário, a opção pelas engenharias e tecnologias.

Acima de tudo, esta iniciativa pretende desconstruir a ideia de que a área das engenharias é um domínio de vocação masculina.

Este ano, a iniciativa envolve uma rede de 70 entidades parceiras (9 das quais municípios), 41 escolas básicas e secundárias e 15 instituições de ensino superior, entre as quais o IPiaget.

Desde a sua criação, em 2017, o projeto já chegou a perto de 10.500 jovens dos ensinos básico e secundário, através de 460 atividades, entre práticas laboratoriais, visitas de estudo a empresas e universidades, workshops, sessões de role model e ações de mentoria.

Depois de uma edição 100% online e muito desafiante, no ano letivo 2020/2021, com a participação de quase 2.500 estudantes, a 5ª edição do projeto “Engenheiras Por Um Dia”, a decorrer ao longo do ano letivo 2021/2022, que agora arranca, retomará as atividades presenciais. No entanto, e a partir desta edição, o projeto vai manter uma presença digital, para assim alcançar mais estudantes.

Na União Europeia, o Eurostat indica que mais de oito em cada dez empregos nas TIC são preenchidos por homens. Apesar de metade dos estudantes no ensino secundário ou superior serem mulheres, estas representam apenas 12,8% entre estudantes das TIC e 22,8% entre estudantes de engenharias.

Em Portugal, a proporção de mulheres diplomadas nestas áreas caiu de 26,2% em 1999 para 20,6% em 2017.

Um estudo da Microsoft, feito em 12 países europeus, mostrou que é entre os 14 e os 16 anos que se dá o afastamento das raparigas desta área, o que reforça a importância do projeto “Engenheiras Por um Dia”.