Piaget assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa com dois eventos

Piaget assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa com dois eventos

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado a 5 de maio, uma efeméride que se assinala desde 2019 na sequência da proclamação feita na 40ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para celebrar a data, que surge articulada com uma resolução de 2009 do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, o Instituto Piaget vai organizar dois eventos especiais.

O primeiro evento será um simpósio, a decorrer na Biblioteca do Campus de Viseu e com transmissão em direto também pela plataforma Zoom (pode inscrever-se para assistir online através do link https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_27FQlQ0tRp-91M_-w2qXnw). O tema é “Por Amor à Língua Portuguesa”, organizado com o apoio do ISEIT de Viseu, a partir das 11h00. Eis o programa:

11h00 – Sessão de Abertura

11h15 – Canto em Língua Portuguesa… de Angola | Coral da Universidade Piaget de Angola

11h30 – “Da Língua Portuguesa para além do horizonte…” | Profª. Doutora Annabela Rita (Universidade de Lisboa)

12h15 – Poesia em Língua Portuguesa… do Brasil | Faculdade Piaget de Suzano – S. Paulo

12h30 – “Do poder iluminante, alumiante e encantador da Língua Portuguesa…” | Prof. Doutor Fernando Paulo Baptista (Instituto Piaget/AsPI)

13h15 – Encerramento

A segunda iniciativa será uma mesa-redonda online, com o tema “Sem Papas na Língua: diferentes contextos de intervenção em Língua Portuguesa”, promovido pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. A sessão, com início às 16h00, será realizada através da plataforma Zoom, sendo apenas necessária a inscrição prévia para assistir e participar através do link https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_ZIvclzqYR9-quSHjEFCEYg

Este seminário terá como oradoras Sara Durão, coordenadora do projeto “Cabaz de Sonhos”; Luísa Bacelar, professora e autora de manuais; e Diana Souza, terapeuta da fala, com moderação a cargo de Ana Leitão, diretora adjunta da Escola Superior de Educação e coordenadora da licenciatura de Educação Básica. A iniciativa propõe uma conversa, em ambiente descontraído, refletindo-se o papel do nosso idioma em três vertentes: Língua e Saúde, Língua e Criatividade, e Língua e Empreendedorismo.