Piaget arrecada 3º prémio europeu de saúde para a prevenção do cancro

Piaget arrecada 3º prémio europeu de saúde para a prevenção do cancro

O Instituto Piaget arrecadou o terceiro prémio do EU Health Award On Cancer Prevention, com o projeto “Dar Palco à Saúde”, na categoria de instituições de ensino. Os vencedores deste prestigiado prémio de saúde, instituído pela Comissão Europeia, foram anunciados esta semana em Bruxelas, durante a reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia.

O projeto “Dar Palco à Saúde” é promovido pelo Instituto Piaget, através da RECI (Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária), em colaboração com o i3S/Ipatimup e as escolas do concelho de Almada.

O projeto utiliza a técnica do Teatro-Fórum como metodologia de transformação social para melhorar a literacia dos jovens sobre o cancro e os seu pensamento crítico. Isto já depois de, numa fase anterior, se ter procedido a uma extensa caracterização das perceções, conhecimentos e comportamentos dos jovens relacionados com a prevenção do cancro.

Na edição de 2021 do EU Health Award, a Comissão Europeia premiou um conjunto de iniciativas de destaque levadas a cabo por ONGs e instituições de ensino que procuram promover a comunicação e a literacia em saúde sobre a prevenção do cancro entre crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos), bem como iniciativas comunitárias destinadas a aliviar o impacto da Covid-19 na saúde mental.

No total, foram apresentadas 110 candidaturas de 15 países da União Europeia, tendo a Comissão Europeia eleito os vencedores (onde se inclui o Instituto Piaget) com base nas iniciativas pré-selecionadas e avaliadas por um júri composto por funcionários da Comissão e peritos externos.

O prémio arrecadado pelo Instituto Piaget, no valor de 12 mil euros, será integralmente aplicado na operacionalização do projeto “Dar Palco à Saúde”.