Piaget adota conceito de smart campus

Piaget adota conceito de smart campus

Transformar os vários polos do Instituto Piaget em smart campus é o objetivo de uma parceria estabelecida com a Huawei Portugal, envolvendo também a Altice. Os primeiros passos estão a ser dados no polo de Almada, dotando-o de infraestruturas capazes de promover a investigação e o desenvolvimento tecnológico nas diferentes áreas educativas.

O projeto abre a possibilidade de o Instituto Piaget se tornar pioneiro em determinadas áreas tecnológicas, como a adoção do 5G, investigação em inteligência artificial ou implementação de mecanismos de cibersegurança. Objetivo: estar na linha da frente do desafio de transição digital que o futuro nos reserva.

Num primeiro passo, o projeto-piloto em Almada contempla uma rede cablada com mais de 25 equipamentos de switching e uma rede wi-fi 6 com mais de 66 acess points para garantir a cobertura indoor e outdoor no espaço do polo universitário. Para além da componente infraestrutura, existem investimentos noutras tecnologias que estão já a ser equacionados no âmbito da parceria com a Huawei. É o caso de soluções de última geração, como cloud computing, HPC, big data, IoT, inteligência artificial, machine learning, realidade aumentada ou realidade virtual.

O futuro passa também pelo alargamento do conceito de smart campus aos polos de Viseu, Vila Nova de Gaia e Silves, com a disponibilização dos serviços tecnológicos às diferentes áreas de investigação oferecidas pelas várias escolas.