Nova edição do seminário “Exercício e Saúde Mental” pelo ISEIT de Almada

Nova edição do seminário “Exercício e Saúde Mental” pelo ISEIT de Almada

O ISEIT de Almada promove no próximo dia 20 de abril o II Seminário Exercício e Saúde Mental, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a associação existente entre saúde mental e a prática de atividade física.

Os problemas de saúde mental são uma das principais causas de carga de doença no mundo, afetando a qualidade de vida, as relações interpessoais, e a produtividade académica e laboral. A prevalência dos problemas de saúde mental tem aumentado nas últimas décadas, sendo atualmente um sério problema de saúde pública. Neste contexto, a atividade física e o exercício têm sido considerados como alternativas viáveis e importantes complementos às opções tradicionais de tratamento (e.g., medicação, psicoterapia), com impacto direto na saúde da população. 

O evento, a decorrer entre as 18h e as 22h, na Aula Magna do Instituto Piaget de Almada, surge enquadrado na disciplina de Exercício Físico em Doenças do Foro Psicológico do Mestrado em Exercício e Saúde e na disciplina de Portfólio Pessoal II da Licenciatura em Psicologia – dois cursos lecionados no Campus de Almada.

Dirigido, em primeira linha, aos alunos e docentes da Licenciatura em Psicologia, da Licenciatura em Educação Física e Desporto, e do Mestrado em Exercício e Saúde, todos do ISEIT de Almada, o seminário está igualmente aberto ao público em geral.

A entrada é livre, mas carece de inscrição prévia através do formulário abaixo publicado. Para quem pretender certificado de presença existe um custo de 5 euros.

PROGRAMA

17:30h | Credenciamento

18:00h | Abertura do Evento

Profª. Mestre Margarida Varela – Diretora do ISEIT de Almada

Profª. Doutora Priscila Marconcin – Coordenadora do Mestrado em Exercício e Saúde

Prof. Doutor André Silva – Coordenador da Licenciatura em Psicologia

18:30h | Palestra – A Ansiedade no Ambiente Universitário

Oradora: Catarina Lucas, psicóloga clínica, doutoranda em Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

19:30h | Palestra – Atividade Física, Exercício Físico e Depressão

Orador: Miguel Peralta, doutor em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

20:30h – 20:45h | Intervalo

20:45h – 21:00h | Performance Artística “Andaluz”– Profª. Doutora Deborah Kramer

21:00h – 22:00h | Mesa redonda com os alunos do Mestrado em Exercício e Saúde e os alunos da Licenciatura em Psicologia. Saúde Mental da Mulher, Exercício Físico e as Perturbações Alimentares  

Mediação: Prof. Doutor André Silva

Participação: Profª. Doutora Deborah Kramer

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

As inscrições para este evento estão encerradas.