Investigação biomédica em debate em ciclo de seminários internacionais 

Investigação biomédica em debate em ciclo de seminários internacionais 

Entre março e maio, a licenciatura em Acupuntura da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia organiza um ciclo de cinco seminários internacionais, presenciais e online, dedicados à investigação biomédica, de forma geral, e, em particular, à acupunctura e à medicina tradicional chinesa.  

Estes seminários, que decorrem no âmbito da disciplina de Investigação II, pretende abordar etapas, métodos e técnicas de investigação aplicáveis às ciências médicas, ciências da saúde e ciências da vida. 

Estudantes e profissionais de ciências médicas, ciências de saúde e ciências da vida, bem como estudantes e profissionais de terapêuticas não convencionais, MTC e acupunctura são o público a quem se dirigem estas palestras, que vão decorrer presencialmente no Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte e online, via plataforma MS Teams. Estes seminários são gratuitos, mas terão inscrição obrigatória. 

O primeiro seminário, onde contamos com a presença, e a larga experiência, da Prof. Dra. Ana Mafalda Reis, está marcado para a manhã do dia 19 de março (sábado), a partir das 9h00, sob o tema “Dor e Neuroimagem – Investigação”.  

A dor, e em especial a dor crónica, tem vindo a ganhar cada vez mais relevância, bem como a intervenção terapêutica integrativa na mesma. Um melhor entendimento da dor, e como ela pode estar expressa na neuroimagem, poderá ser uma mais-valia para qualquer profissional médico e profissional das ciências da saúde. 

Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar-UP, Ana Mafalda Reis é, atualmente, diretora do serviço de Neurorradiologia no Hospital Pedro Hispano, professora auxiliar convidada do ICBAS-UP, e investigadora na FCT – Fundação Ciência e Tecnologia e no CEIS XX – Centro de Estudos Interdisciplinares de Coimbra. 

Conta, ainda, no seu currículo com o doutoramento em Ciências Médicas, pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar e a pós-graduação em Medicina da Dor, no Hospital S. João-UP. Estagiou em vários centros imagiologia na Europa e conta com formação em meios avançados de diagnóstico e técnicas de imagem funcional. Tem igualmente uma especialização em Medicina Tradicional Chinesa pelo ICBAS-UP.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE SEMINÁRIOS

19.03.2022 – “Dor e neuroimagem – Investigação” – PhD Ana Mafalda Reis – ICBAS-UP (Das 9h às 11h00: Introdução à neuroimagem; das 11h00 às 13h00: Dor e aplicação prática da neuroimagem. Apresentação de estudos experimentais).

02.04.2022 – “Investigação em MTC – desafios e evidências” – MSc Nuno Correia (ESS – IPJPN) e PhD Henry Joahannes Greten (HSCM – Heidelberg, Alemanha)

30.04.2022 (ADIADO) – “Biofeedback vegetativo – terapia e investigação” – PhD Luis Matos (FEUP-UP)

06.05.2022 – “Meta-análise e Doutoramento em MTC” – PhD Giovanna Franconi (Università Tor Vergata, Roma, Itália) e PhD Susana Seca (HSCM-Heidelberg, Alemanha)

13.05.2022 – “Publicar – o caminho da ciência” – PhD Maria Begoña Criado (CESPU)

Inscreva-se nos seminários pretendidos através do formulário abaixo. 

Erro: Formulário de contacto não encontrado.