Concussão no desporto: desafios e atualizações

Concussão no desporto: desafios e atualizações

As Piaget Fisio Talks dedicam o seu próximo debate ao tema “Concussão no desporto: desafios e atualizações”. Inscreve-te e marca já na tua agenda: quarta-feira, dia 23, a partir das 21h00.

André Fujita, fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Desportiva, pós-graduado em Fisiologia e Biomecânica da Atividade Motora, Traumatologia e Reabilitação, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Rafael Santos, docente de Fisioterapia Aplicada ao Desporto do Instituto Piaget de Viseu, são os ilustres convidados da nossa conversa desta semana.

A moderação desta talk estará nas mãos de Luciano Maia, professor da Licenciatura em Fisioterapia no Instituto Piaget de Silves, doutorado em Ciências da Saúde, que nesta sessão vai estar acompanhado pelo estudante do 2º ano de Fisioterapia Diogo Gomes.

As atividades desportivas são uma causa comum de concussão (forma de lesão cerebral traumática leve). Os sintomas são perda da consciência, confusão, dificuldade de memorização e outros sinais de disfunção cerebral. Com a melhoria da preparação física e o aumento do nível de intensidade das modalidades de alta competição, tem-se notado um aumento significativo na incidência deste tipo de trauma

A Sociedade Americana de Medicina do Desporto estima que cerca de 3,8 milhões de concussões ocorrem, por ano, nos Estados Unidos, durante as competições desportivas e atividades recreativas.

Estas conversas são organizadas pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve (Silves), através da sua Licenciatura em Fisioterapia, contando com o apoio do Grupo de Estudo “Fisioterapia com Evidência”.

Esta sessão poderá, como sempre, ser acompanhada ao vivo na nossa rede Facebook, sendo transmitida também através da plataforma Zoom, com acesso direto ao Q&A e Bate-Papo para troca de impressões com os oradores. Poderás inscrever-te gratuitamente na sessão aqui.