Webinar: Repensar a importância da formação em supervisão

Webinar: Repensar a importância da formação em supervisão

Procurando contribuir para uma melhor informação, análise e debate dos impactos da Covid-19 no Ensino Superior, nos cursos de saúde e na supervisão clínica, o Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia está a promover um ciclo de webinares dedicado à reflexão sobre a supervisão clínica em tempos de pandemia.

No dia 8 de julho, a partir das 18h30, os oradores irão refletir sobre a necessidade de Repensar a importância da formação em supervisão, neste momento em concreto e para o futuro próximo, num webinar moderado pela Doutora Carla Amorim e com a presença de profissionais ligados à prática clínica nas áreas da Enfermagem, Psicologia, Medicina e Fisioterapia.

Serão levantadas questões como: que diferentes experiências de supervisão clínica foram vivenciadas durante a pandemia, nas diferentes classes profissionais dentro da saúde? Como poderia ter sido? E de futuro, o que podemos fazer? – permitindo uma reflexão de base ecológica, numa perspetiva de colaboração interpares e melhoria de práticas supervisivas.

O Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia acrescentou recentemente à sua oferta formativa em saúde a pós-graduação de Supervisão Clínica na Formação e Desenvolvimento Pessoal de Enfermeiros.

webinar tem acesso livre para todos os interessados, mediante inscrição.

 

PARTICIPANTES

Maria João Santos

Doutoranda em ciências biomédicas – ICBAS-UP. Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo ICBAS-UP. Licenciatura em Engenharia Zootécnica – Universidade dos Açores. Curso de Medicina Chinesa Acupunctura e Fitoterapia – APA-DA e Universidade de Medicina Chinesa, Especialização em Medicina Comportamental – Fundacion Bocalan – Barcelona. Especialista de Medicina Tradicional Chinesa – Instituto de Neurociências Prof. Dr. Manuel Laranjeira, Expert training course da Deutsche Gesellschaft für Traditionelle Chinesische Medizin – Heidelberg, Alemanha. Docente no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, Universidade do Porto e CESPU. Coordenadora do curso de Licenciatura em Acupunctura do Instituto Piaget Vila Nova de Gaia. Membro da comissão de acompanhamento do curso de Mestrado de Medicina Tradicional Chinesa do ICBAS-UP.

Cláudia Rodrigues

Licenciada em Medicina Dentária (OMD 02534) e Diplomada em Naturopatia. Detentora de cédula profissional em Naturopatia (N.º 0300112) e diplomada em Homeopatia. Formadora nas áreas de Nutrição Ortomolecular, Terapia Anti-aging e Florais de Bach. Responsável pelo estágio de prática clínica do curso de Naturopatia do IPN na clínica Foz Vital. Colaboradora na Blood Diet Clinic.

Catarina Corte Real 

Fisioterapeuta. Orientadora dos Ensinos Clínicos de Fisioterapia na APPACDM do Porto.

Susana Regadas

Pós-graduada em Supervisão Clinica. Mestre em em Bioética. Enfermeira especialista. Atualmente exerce fucções na Unidade de Saúde Pública do ACeS Tâmega III- Vale do Sousa Norte, no Centro de Diagnóstico Pneumológico do VSN (Paços de Ferreira)/USP e na UCC de Paços de Ferreira (Saúde Escolar).

Moderadora: Carla Pinho

Doutoramento em Didática e Formação – Ramo de Supervisão. Mestrado em Ciências de Enfermagem e Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária. Pós-Graduada em Supervisão Clínica, Administração de Serviços de Saúde e Gestão de Recursos Humanos. Competência acrescida em Supervisão Clínica em Enfermagem – Ordem dos Enfermeiros, Enfermeira no ACES Feira/Arouca (UCC Feira) e Coordenadora da Equipa para a Prevenção em Violência Feira/Arouca. Supervisora dos ensinos clínicos da licenciatura em Enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.