Projeto EPRIS promovido no Piaget de V. N. de Gaia

Projeto EPRIS promovido no Piaget de V. N. de Gaia

O Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia promove no próximo dia 28 de setembro um encontro com o tema “EPRIS: Aprender Online no Feminino”. A sessão, a realizar no auditório do Campus, decorrerá entre as 14h00 e as 18h00.

O objetivo é o de disseminar junto da comunidade em geral o projeto EPRIS, um programa pioneiro de e-learning em contexto prisional, em desenvolvimento desde 2014, no Estabelecimento Prisional feminino de Santa Cruz do Bispo.

Trata-se de um projeto de investigação-ação que articula as questões da intervenção educativa com a investigação e produção científica, associada ao desenvolvimento de novos modelos pedagógicos, particularmente junto de populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social, como é o caso da população prisional.

Explorando as potencialidades do e-learning como dispositivo de diferenciação pedagógica promotor de inclusão digital, o EPRIS visa incentivar políticas centradas na atenuação de fatores de risco de exclusão social e laboral após o cumprimento da pena.

Durante o encontro – dirigido à comunidade em geral, autarquias, profissionais de educação, guardas prisionais, técnicos do Ministério da Justiça e estudantes – será feita uma descrição das fases de implementação do projeto e os resultados que delas resultaram, a partir dos diferentes agentes envolvidos e dos testemunhos de reclusas que participaram nas diferentes fases.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até 23 de setembro, através do formulário abaixo. Para os inscritos que pretendam a emissão de certificado de participação existe um custo de 5 euros.

PROGRAMA

14 h | Abertura da sessão

Acolhimento – Sílvia Fernandes – Presidente do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte

Rui Tomás – Secretário-Geral do Instituto Piaget

Paula Leão – Diretora do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo – Feminino

Manuel Leonardo Belchior – Coordenador da Santa Casa da Misericórdia do Porto no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo – Feminino

Eduardo Vítor Rodrigues – Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

15h | Apresentação do Projeto EPRIS

Rita Barros – Coordenadora do EPRIS e Coordenadora da RECI (Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária) – Instituto Piaget

Angélica Monteiro – Projeto EPRIS – CIIE – Universidade do Porto

16h | Coffee break

16h30m | Mesa Redonda 

Moderação: Teresa Morais – Agência Piaget para o Desenvolvimento

Angélica Monteiro – Projeto EPRIS – CIIE – Universidade do Porto

Filinto Lima – Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas

Manuel Paquete – Formando do Programa de formação de formadores do EPRIS e formador do projeto

Jorge Monteiro, Chefe de Equipe do Centro de Competência para a Gestão de Programas e Projetos – Direção Geral de Reinserção e Serviços

Rosa Almeida e Paula Oliveira – Formandas do Projeto EPRIS

17h45m | Encerramento

Luís Moreira – Coordenador Executivo do CIIERT (Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar) – Instituto Piaget

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Erro: Formulário de contacto não encontrado.