Projeto DigiSaúde vai promover aprendizagens intergeracionais em Gaia

Projeto DigiSaúde vai promover aprendizagens intergeracionais em Gaia

O Instituto Piaget viu aprovada a sua candidatura ao Fundo de Apoio à Recuperação da Covid-19, uma iniciativa da autarquia de Vila Nova de Gaia para apoio às entidades que exercem atividade no concelho. O projeto aprovado, intitulado “DigiSaúde: Saúde Digital Intergeracional”, enquadra-se na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, preconizado pela ONU e, em particular nos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável 3 e 4, focados, respetivamente, na Saúde de Qualidade e na Educação de Qualidade.

O principal objetivo do DigiSaúde é promover a literacia em saúde, designadamente nos tópicos relacionados com a recuperação da Covid-19, através da promoção de competências digitais e mediáticas na população sénior, no contexto de aprendizagens intergeracionais na era digital. Ao mesmo tempo, visa a capacitação dos jovens para lidar com esta população (suportados pelas tecnologias digitais), tendo em vista a sua autotransformação, alinhada com os princípios da solidariedade e justiça social.

O projeto prevê a implementação de uma série de atividades lúdico-pedagógicas dirigidas a adultos idosos, suportadas por dispositivos tecnológicos e recursos, que pretendem a construção de conhecimentos, aptidões e atitudes facilitadoras da promoção da saúde.

A dimensão diferenciadora do projeto assenta no seu carácter intergeracional, envolvendo jovens enquanto agentes transformadores nos contextos reais da vivência dos adultos idosos, dotando-os de competências que vão ao encontro da Nova Política Europeia da Juventude (2019-2027).

O projeto será implementado em duas fases sequenciais, e envolverá 40 adultos idosos e 20 jovens estudantes a frequentar o ensino superior, nas áreas da saúde e educação, no Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte. Estes jovens trabalharão diretamente com os idosos, em equipamentos sociais do concelho. O projeto encerrará em fevereiro de 2025, com a realização de uma conferência final, aberta a toda a comunidade.