Projeto COSMUS valoriza património cultural europeu

Projeto COSMUS valoriza património cultural europeu

O Instituto Piaget é uma das instituições de ensino de referência que integra o Projeto COSMUS – Community Schools Museums.

Este projeto da União Europeia procura valorizar o património cultural europeu como elemento central da diversidade e do diálogo intercultural.

A missão do Cosmus é estabelecer redes de aprendizagem, estimular a partilha de experiências e o desenvolvimento de competências, numa perspetiva de construção de conhecimento por via da colaboração e inovação.

Os seus pilares essenciais são, a Escola, a Comunidade e o Museu Comunitário na Escola.

As suas atividades de referência incluem concursos, produção de conteúdos, produção intelectual, formação e aprendizagem, festivais, exposições, reuniões transnacionais e um evento multiplicador.

Atualmente, o Cosmus integra, numa rede de parcerias estratégicas, dez instituições de oito países europeus: Bélgica, Espanha, Grécia, Itália, Polónia, Roménia, Turquia e Portugal.

A Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada tem a responsabilidade de coordenar a produção intelectual, propondo, em parceria, metodologias de trabalho subjacentes às exigências do projeto europeu.

Será igualmente protagonista na elaboração de ferramentas educativas que promovam a capacitação de futuros educadores/professores para o desenvolvimento de experiências interculturais e de cidadania global, para alunos do Ensino Básico.