Licenciatura em Educação Física e Desporto recebe acreditação máxima

Licenciatura em Educação Física e Desporto recebe acreditação máxima

A licenciatura em Educação Física e Desporto, lecionada no ISEIT de Almada, acaba de receber a acreditação pelo período máximo (seis anos), atribuída pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Esta curso, iniciado em 2017, apresenta uma forte componente prática, possibilitando aos estudantes diferentes saídas profissionais, nomeadamente, nas áreas da Gestão do Desporto, Desporto de Aventura e da Natureza, Treino Desportivo, Educação Física Escolar e Exercício e Saúde. Estas duas últimas áreas podem ainda ser complementadas com os mestrados que constam da oferta formativa do Instituto Piaget, em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em Exercício e Saúde.

A licenciatura – que veio substituir o anterior curso em Motricidade Humana – possibilita, ainda, que os estudantes tenham equivalência reconhecida às componentes de treinador de desporto em diferentes modalidades reconhecidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O reconhecimento recebido através desta acreditação da A3ES é mais um incentivo para reforçar a aposta na qualidade formativa do Instituto Piaget na área do Desporto, que tem contribuído para a formação de muitos profissionais com elevada competência.

“Nos últimos anos, o Instituto Piaget tem investido fortemente na formação dos seus estudantes e, para além das componentes práticas, está a potenciar a investigação e a mobilidade com instituições estrangeiras”, refere Fábio Flôres, coordenador da licenciatura, que acrescenta: “Por meio de múltiplos protocolos, aquisição de novos equipamentos e a disponibilização de bolsas, entendemos que esta licenciatura está a crescer e a atingir novos limiares enquanto integrante de uma instituição de ensino universitário de excelência.”

Entre os vários protocolos existentes destaca-se o celebrado com o Benfica, que incluiu a construção de um campo de futebol de 11, um pavilhão polidesportivo, uma sala de acompanhamento escolar e um Laboratório de Comportamento Motor e Ciências Cognitivas. Em Almada funciona também, com grande sucesso, uma escola de futebol do Benfica. (O Instituto Piaget tem igualmente um protocolo de cooperação com o Sporting, orientado sobretudo para a área da saúde.)