I Jornadas Piaget do Património: Entre Orgulho e Preconceito

I Jornadas Piaget do Património: Entre Orgulho e Preconceito

Mesa-redonda online // 19 de abril de 2021 // 18h00

PATRIMÓNIO: ENTRE ORGULHO E PRECONCEITO

Oradores:

  • Luís Raposo (ICOM Europa)
  • Fernando Batista Pereira (professor universitário, Faculdade de Belas-Artes da Universidade
  • de Lisboa)
  • João Neto (presidente da Associação Portuguesa de Museologia)

Moderação: Miguel Feio (co-coordenador da Pós-Graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo, na ESEJP de Almada)

 

Descritivo do evento:

A política do património cultural, de acordo com a legislação em vigor, visa a conservação e salvaguarda em face da sua importância no contexto europeu, assim como do seu valor universal de exceção, em particular quando se trata de bens culturais que integram o património cultural português ou que com este apresentem conexões significativas.

Numa conjuntura em que vários monumentos portugueses, reconhecidos como património cultural, estão a ser vandalizados, importa refletir sobre o interesse e impacto dos monumentos e sítios na perspetiva dos seus valores de memória, antiguidade, veracidade, singularidade, preciosidade ou exemplaridade, mas também como elementos de identidade a que a sociedade não pode ficar alheia.

O debate parece polarizado entre os que defendem o derrube de monumentos, a fim de reparação histórica, e os que defendem a sua permanência, apontando que a destruição seria uma tentativa de revisionismo. O assunto parece estar a ganhar espaço, partindo para um debate que vai além da classificação do ato de vandalismo, especialmente por parte da comunicação social.

Neste sentido, a mesa-redonda “Património: Entre Orgulho e Preconceito” e os especialistas de renome que a integram, convidam a refletir, discutir e apontar caminhos para uma melhor perceção das consequências e impactos que o valor dos monumentos e sítios tem para a sociedade em geral.

Para participar neste evento registe-se aqui.