Objetivos

  • Conhecer as atuais perspetivas preconizadas pela investigação em educação quanto à didática da história e geografia, numa lógica de articulação horizontal e vertical;
  • Conhecer o enquadramento legislativo, relativamente à implementação de práticas de abordagem interdisciplinar, nos diferentes níveis de ensino;
  • Inteirar-se das potencialidades pedagógicas da articulação da História com outras áreas, numa perspetiva de uma melhoria do desenvolvimento de competências diversas;
  • Compreender o processo que a articulação entre áreas disciplinares nas diferentes dimensões de intervenção contempla.
  • Identificar práticas e estratégias de abordagem interdisciplinar e formas de implementação;
  • Conceber dispositivos didáticos de articulação em história (história e geografia de Portugal, e história) com outras áreas disciplinares.

Disponível em

V. N. Gaia

Hélder Pinto

Coordenador

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget em V. N. Gaia

  • Duração: 25 horas
  • Regime: e-learning (100% online)
  • Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114246

Face à emergência da necessidade da flexibilização do currículo, esta formação visa promover a reflexão de práticas pedagógicas didáticas e uma consequente alteração para práticas inovadores e criativas, que se enquadrem no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e que permitam desenvolver, por exemplo, o raciocínio estratégico e o pensamento criativo que podemos encontrar nos jogos matemáticos e noutras atividades de matemática recreativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e Professores do 2.º ciclo do
Ensino Básico do grupo de recrutamento 230.

  • O origami como ferramenta para explorar conceitos simples de geometria em contexto escolar (vértices, arestas, diagonal, etc);
  • Jogos matemáticos de tabuleiro. Por ex: “Semáforo”, “Gatos & Cães” e “Rastro”, jogos que estão presentes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e que são especialmente destinados ao primeiro e segundo ciclo;
  • Jogos matemáticos digitais, em língua portuguesa que permitam desenvolver as mais diversas competências lógico matemáticas acessíveis aos alunos do primeiro ciclo. Como ex: a aplicação ATRMini (gratuita), bem como aplicações de Sudoku e outros jogos para crianças;
  • Exploração de atividades de magia com uma forte estrutura matemática na sua conceção.

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