ESSJP de Viseu organiza seminário com o tema “Cuidar com Humanitude”

ESSJP de Viseu organiza seminário com o tema “Cuidar com Humanitude”

A Escola Superior de Saúde Jean Piaget (ESSJP) de Viseu vai realizar, no próximo dia 27 de junho, um seminário, com um workshop incluído, dedicado ao tema “Cuidar com Humanitude”. O evento realiza-se no anfiteatro da escola, a partir das 10h30.

A humanitude é uma metodologia de cuidados para que a pessoa se sinta pessoa. Desenvolvida durante 35 anos por Yves Gineste e Rosette Marescotti é composta por técnicas que profissionalizam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, contribuindo significativamente para uma melhoria no bem-estar da pessoa, por ser bem cuidada, e dos profissionais, em resultado da prestação de cuidados de excelência.

PROGRAMA

10H30 – Seminário de enquadramento da metodologia Gineste-Marescotti

12H00 – Apresentação do livro “Humanitude: um imperativo do nosso tempo: introdução à metodologia de cuidado Gineste-Marescotti”, de Nídia Salgueiro

14H00 – Workshop e role-playing

O evento contará com vários oradores: Afonso Pimentel, licenciado em Gestão, coordenador geral da Via Hominis, iniciativa de saúde pública para a criação de um referencial de qualidade para cuidados humanizados; Rosa Pereira de Melo, doutora em Enfermagem, especialização em Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem, na Universidade Católica, professora adjunta na ESEnfC, na Unidade Científica Pedagógica de Enfermagem Fundamental, coordenadora científica do IGM Portugal; e João Pärtel Araújo, enfermeiro e gestor de saúde, mestre em Economia Social, formador certificado na metodologia de cuidado Gineste Marescotti, e coordenador pedagógico internacional para a Humanitude Formations.

Esta ação visa consolidar competências de cuidado humanitude e destina-se a estudantes de enfermagem, enfermeiros e docentes. O evento é de acesso gratuito, mas as vagas são limitadas à capacidade do anfiteatro e requer inscrição prévia, através do preenchimento do formulário abaixo.

FORMULÁRIO

Erro: Formulário de contacto não encontrado.