Curso de intervenção em Saúde Mental da criança e jovem para enfermeiros em Silves

Curso de intervenção em Saúde Mental da criança e jovem para enfermeiros em Silves

As questões de Saúde Mental têm ganho substancial relevância na nossa sociedade, com especial destaque no contexto do período pandémico da Covid-19. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que 1 em cada 5 pessoas tem ou poderá vir a ter uma doença mental

São inúmeros os fatores psicossociais associados ao sofrimento mental. Estes fatores podem resultar em desvios do desenvolvimento da criança/jovem, tornando-os em adultos menos saudáveis. No que confere à população infantojuvenil, a crescente taxa de perturbações mentais na infância e adolescência, torna a intervenção no âmbito dos cuidados de enfermagem de especial complexidade nos vários e diferentes contextos (hospitalar e ambulatório).

Deste modo, importa sensibilizar e capacitar os enfermeiros envolvidos no cuidado à criança/jovem para uma intervenção adequada às necessidades das crianças/famílias em sofrimento mental.

Assim, a Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves vai organizar um curso focado na intervenção em saúde mental da criança e jovem, nos dias 31 de março e 1 de abril. A formação destina-se a enfermeiros com intervenção na área da saúde da criança e do jovem, tanto no âmbito hospitalar como em cuidados de saúde primários.

O curso terá como orientadores João Grade, doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-Estar, enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, e enfermeiro responsável do Serviço de Atendimento Pediátrico do Hospital Particular do Algarve (Unidade de Gambelas); e André Maravilha, mestre em Enfermagem, enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, com 13 anos de experiência no Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência (regime de internamento e ambulatório) do Hospital Dona Estefânia, e coach profissional em saúde mental.

PROGRAMA

31 de março

9h | Sessão de abertura do curso

10h – 13h | A criança/jovem e família em sofrimento mental

14h – 18h | Intervenção do Enfermeiro na crise nos vários contextos de cuidados

01 de abril

09h – 13h | A dinâmica da intervenção em equipa multidisciplinar

14h – 17h | Casos clínicos – da teoria à prática

17h – 18h | Encerramento do curso

A participação na formação é gratuita para docentes Piaget na área da Saúde Infantil/Pediatria, tendo um custo de 75€ para enfermeiros que tenham sido orientadores de EC da ESSJP/Algarve nos últimos 2 anos e de 90€ para todos os outros profissionais interessados. O certificado só é atribuído se o formando cumprir a totalidade das horas do curso.

INSCRIÇÃO

Poderá fazer a sua inscrição em https://inforestudante.ipiaget.org/nonio/security/novoRegisto.do.

Os estudantes do Instituto Piaget poderão fazer inscrição através do seu Portal de Estudante.