Aula aberta online sobre pré-habilitação oncológica

Aula aberta online sobre pré-habilitação oncológica

O Instituto Piaget promove no próximo dia 1 de julho, sábado, via plataforma Teams, uma aula aberta com o tema “Pré-habilitação oncológica: evidência atual”. A aula terá a duração de 60 minutos, decorrendo entre as 9h00 e as 10h00.

A pré-habilitação oncológica é um processo de preparação física e emocional realizado antes do início do tratamento do cancro. Consiste num programa de exercícios personalizados e orientados por profissionais de saúde, com o objetivo de melhorar a condição física e minimizar os efeitos colaterais do tratamento.

Com esta aula pretende-se abordar as evidências atuais no que concerne a pré-habilitação oncológica e mostrar como o exercício físico é uma ferramenta fundamental neste processo.

A aula será orientada pela Professora Clara Daher, investigadora no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-PORTO) e no Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL/FADEUP). Bolsista de doutoramento da FCT, é doutoranda em Atividade Física e Saúde na FADEUP. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, no Brasil, e especialista em Atividade Física em Saúde e Reabilitação Cardíaca, foi professora auxiliar nos cursos de licenciatura em Educação Física e Fisioterapia no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, no Brasil, entre 2016 e 2018. Tem experiência na avaliação e prescrição de exercício físico para populações clínicas, com ênfase nos doentes oncológicos, bem como experiência em pré-habilitação cirúrgica em oncologia.

Organizada pelo mestrado em Exercício e Saúde, lecionado no Instituto Piaget em Almada, esta iniciativa é dirigida, em primeira linha, aos estudantes dos cursos de Educação Física, Exercício Físico e Desporto. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

Para se inscrever, clique AQUI.