A família Piaget está de luto

A família Piaget está de luto

O Instituto Piaget soube, com emoção, do falecimento da última filha do nosso “patrono” Jean Piaget: Jacqueline Céserole Piaget. Associámo-nos ao luto da família Piaget e o nosso presidente e fundador, António Oliveira Cruz, teve oportunidade, em nome de toda a comunidade académica do Instituto, mostrar o nosso imenso respeito por um nome que nos acompanha desde sempre.

A nossa instituição criou, ao longo do tempo, laços com os filhos de Jean Piaget (Lucienne, Laurent e Jacqueline). Recebemo-los em Portugal por diversas vezes e Jacqueline representava o último elo direto com o nosso “patrono”.

Na resposta à missiva de condolências enviada ao atual presidente da Fundação Jean Piaget, Marc Ratcliff, este agradeceu emocionado, referindo que a nossa mensagem atestava “a vitalidade do espírito piagetiano no nosso mundo contemporâneo, independentemente de fronteiras geográficas e, muitas vezes, mentais”.

A Fundação Jean Piaget para a investigação psicológica e epistemológica foi criada em 1976 pelo próprio Jean Piaget para promover o desenvolvimento destas disciplinas. Ao longo dos anos, tem apoiado um número considerável de atividades científicas, bem como a publicação das últimas investigações dirigidas ou iniciadas por Piaget no Centro Internacional de Epistemologia Genética.