Webinar: Olhar do estudante sobre prática baseada na evidência

Webinar: Olhar do estudante sobre prática baseada na evidência

No dia 15 de julho, a partir das 18h30, terá lugar o último webinar de um ciclo organizado pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia com o objetivo de contribuir para uma melhor informação, análise e debate dos impactos da COVID-19 no ensino superior, nos cursos de saúde e na supervisão clínica.

O debate, com o título Olhar do estudante sobre prática baseada na evidência, terá como convidados alunos dos cursos de licenciatura de várias áreas profissionais, que irão testemunhar, na primeira pessoa, esse “olhar”.

Fazer supervisão em clínica é (re)pensar as práticas e o processo formativo, de modo a aprofundar no aluno, futuro profissional, não só o cariz científico da profissão, como também o desenvolvimento das suas capacidades de análise crítica e reflexiva, que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida.

Assim, com este debate, pretendemos analisar a perceção dos supervisionados sobre as características principais/desejadas nos supervisores e sobre a metodologia de supervisão mais interessante para a consecução dos seus objetivos; refletir sobre o impacto deste período excecional no seu desenvolvimento; e ainda questioná-los sobre que estratégias/desafios proporiam para que se facilitasse o seu crescimento como futuros profissionais.

O webinar tem acesso gratuito nesta página.

ORADORES

Diana Vieira Cunha e Inês Silva – Estudantes do 4.º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia

Joana Paiva – Estudante do 2.º ano do curso de Licenciatura em Acupunctura do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia

Ana Isabel Gonçalves da Silva – Estudante do 4.º ano do curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia

Carla Monteiro – Estudante do 2.º ano do curso de Licenciatura em Osteopatia do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia

Moderador: Paulo Catarino – Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária. Supervisor e Orientador de Ensinos Clínicos. Professor Adjunto no Instituto Piaget.