Webinar: Ansiedade

Webinar: Ansiedade

O novo webinar integrado no ciclo de conferências 60 minutos de formação em saúde integral será realizado no próximo dia 16 de julho, pelas 18 horas, e terá como tema Ansiedade – Abordagem integrativa.

Este ciclo organizado pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia compreende quatro debates que abrangem diferentes especialidades médicas e nos quais a audiência poderá obter uma perspetiva de diferentes patologias segundo a medicina convencional e na ótica da medicina tradicional chinesa. Desta forma, poderá também entender melhor como ambas as medicinas se complementam e podem ser integradas nos diferentes serviços de saúde.

Este webinar, que se segue ao já realizado sobre a hipertensão, irá abordar outra das patologias mais prevalentes em Portugal, especialmente nesta fase de pandemia em que a saúde mental ganha especial relevância.

A ansiedade será aqui abordada na perspetiva da medicina convencional, da psicologia e psiquiatria e também da medicina tradicional chinesa, sendo apresentados os seus principais mecanismos, abordagens e tratamentos, e salientando a importância de uma medicina integrada para a saúde do utente.

O webinar tem acesso gratuito nesta página.

PARTICIPANTES

Maria João Santos

Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Doutoranda em Ciências Biomédicas – ICBAS-UP. Especialização em Medicina Comportamental – Barcelona. Curso de Medicina Chinesa, Acupunctura e Fitoterapia – APA-DA e Universidade de Medicina Chinesa. Curso avançado em Medicina Tradicional Chinesa da Deutsche Gesellschaft für Traditionelle Chinesische Medizin – Heidelberg, Alemanha. Coordenadora e docente do Curso de Licenciatura de Acupunctura do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Oradora em diversos congressos nacionais e internacionais no âmbito da medicina integrativa, tendo já publicado vários artigos em revistas científicas indexadas. É ainda membro da German-Chinese Research Foundation for Traditional Chinese Medicine. Exerce a sua prática clínica como especialista de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto de Neurociências Prof. Dr. Manuel Laranjeira e na consulta de Acupunctura do Hospital Privado de Alfena.

Lara Lopes

Doutoranda em Ciências Biomédicas (ICBAS-UP). Membro da Fundação Germano-Chinesa para Investigação de Medicina Tradicional Chinesa (DCFG-TCM). Membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Tradicional Chinesa (SPMC). Investigadora convidada no Instituto Português de Taichi e Chikung. Licenciada em Psicologia e mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo ICBAS-UP. Neste instituto fez também a especialização em MTC. Interesse de investigação: efeitos neuropsicológicos das terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa em crianças com perturbações de neurodesenvolvimento. Terapia de Biofeedback Neurovegetativo Tradicional e Tuina (“tapping”) como Técnicas de Libertação Emocional (ELT).